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Leonardo_Galdioli

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Reputação na Comunidade

  1. One on ones, o que é? É uma prática de gestão que acontece entre o líder e o liderado. Basicamente é uma conversa informal que existe entre os dois, com uma frequência maior do que um feedback, por exemplo. Por isso é importante deixar claro, que o one on ones não é um feedback, pois o feedback é uma reunião formal e geralmente considera alguns critérios de avaliação. Quais resultados o one on ones pode trazer para sua empresa? O principal resultado desta prática, é a aproximação da gestão com a equipe operacional, isso gera confiança de ambas as partes para compartilhar informações relevantes sobre vários aspectos: sobre a empresa, sobre o trabalho do gestor, sobre os desejos de carreira do colaborador, sobre problemas operacionais, e outros. Além disso, o one on ones permite que você antecipe problemas que possam acontecer no futuro da sua organização, como por exemplo conflitos entre colaboradores, possíveis desligamentos, sobrecarga de atividades em pessoas chave para a empresa, entre outros. Ao praticar o one on ones, a gestão dos colaboradores fica muito mais fácil, já que frequentemente o líder tem a oportunidade de pontuar as melhorias a serem trabalhadas pelo colaborador. Isso garante que não haja muita surpresas quando acontecer algum feedback formal, ou até mesmo um desligamento. Como fazer one on ones? Preferencialmente os one on ones devem ser semanais, mas de acordo com a realidade da equipe ou da empresa, a cadência pode ser quinzenal ou mensal. Os encontros devem ter pelo menos 30 minutos, onde separamos 10 minutos para o liderado falar, nos próximos 10 minutos o líder fala, e na última parte, existe um debate entre os dois para deliberação. Pode parecer que essa prática irá tomar muito tempo do líder, conversar com toda a equipe toda semana. Mas não se preocupe, a maior parte do tempo de um líder deve ser dedicada aos liderados, e com o one on ones ele vai resolver problemas muito mais rápido. Aqui vão algumas dicas de como fazer one on ones: Reservar uma agenda em dia e horário específico para cada colaborador, assim o líder e liderado já sabem que aquele momento é reservado para conversarem, e podem se preparar para o evento. Por exemplo: toda quinta-feira as 10:00; O líder deve evitar fazer mais que três one on ones em um dia, pois pode ficar muito cansativo e não ser produtivo; Nunca se deve cancelar um one on ones, esse momento é sagrado para o liderado, quando o líder cancela, ele está dizendo que sua equipe é menos importante que outras atividades que ele tem a fazer; O líder deve sempre iniciar com a mesma frase para despertar o gatilho de que o one on ones começou, por exemplo: “e aí, o que você me diz?”; O líder deve evitar interromper o liderado em seu momento de falar, isso faz com que o liderado traga mais informações sem quebrar a linha de raciocínio. Além disso, o líder deve esperar alguns segundos antes de começar a falar após uma fala do liderado, isso porque, o ser humano tem a tendência de quebrar o silêncio. E é nessas horas que vem as melhoras informações; O líder deve sempre fazer anotações, para não esquecer de responder nada ao liderado e também conseguir organizar seus direcionamentos para toda a equipe; Ao final do one on ones, o líder sempre deve perguntar se o liderado gostaria de dizer mais alguma coisa, pois às vezes ele quer dar uma notícia ou tirar alguma dúvida mas não encontrou espaço para falar. No começo pode ser difícil para o líder pensar em perguntas a se fazer em um one on ones, por isso segue um link com mais de 101 perguntas para ajudar nesse começo. Clique aqui. Também temos um material em vídeo para dar mais detalhes sobre o que falei neste artigo. O que é one on ones Como fazer one on ones
  2. Olá, desenvolvedor! Reforçando nosso compromisso em lhe manter informado sobre as principais alterações do Manager Saas, estamos disponibilizando nosso boletim referente ao mês de Junho 🪄 Novidade NFS-e Compatibilizada a emissão de notas e impressão para o novo layout de integração do Padrão IPM, para a cidade de Rio do Sul/SC. Novidade NF-e Criado novo parâmetro "ModeloImpressao" na rota Imprime,a qual permite a definição do layout de impressão da DANFE. Documentação técnica. Correções CT-e Ajustado o evento de comprovante de entrega, no grupo evCECTe , removendo tag adicional xmlns que estava sendo criada. Correções Neverstop Ajustada a rotina que retorna os dígitos do campo vUnCom. Se há mais de 4 casas decimais significativas, respeita o valor passado pelo cliente, do contrário trunca em 4 casas a sua impressão na NFC-e. Corrigido o relatório iReport do CFeSat (impressão do campo Inscrição Municipal). Corrigido o relatório ReportBuilder do CF-e SAT o qual não efetuava a impressão do campo Inscrição Municipal quando utilizada a impressão ESCPOS. Correções NF-e Ajustada a geração do XML para que na tag infProt seja apresentado o protocolo de autorização da NF-e, sempre que este for retornado pela SEFAZ de autorização. Correções Manager Edoc GNR-e - Ajustes na impressão de Guia Nacional para imprimir sem a necessidade de estar configurado com a versão manual compatível com o xml. Correções Manager Edoc NF-e Corrigido a exportação do Manager eDoc a qual ao ser utilizada retornava "Página não encontrada". Tem alguma dúvida, ou sugestão? Comenta aí 🧙‍♂️
  3. Olá, desenvolvedor! Reforçando nosso compromisso em lhe manter informado sobre as principais alterações em nosso PlugNotas, estamos disponibilizando nosso boletim referente ao mês de Maio 😄 Novidades Agora é possível obter o xml de envio utilizado na comunicação com a SEFAZ, de notas rejeitadas. Isso facilita a análise e correção nos dados informados da nota. Ele está disponível no mesmo nó xml já existente. Criada validação e cálculo automático do valor do IPI. Melhoramos a documentação da parte de tributos (ICMS e IPI), para que os campos sejam apresentados de acordo com o CST escolhido. Tem alguma dúvida, ou sugestão? Comenta aí! 👍
  4. Olá, desenvolvedor! Reforçando nosso compromisso em lhe manter informado sobre as principais alterações do Manager Saas, estamos disponibilizando nosso boletim referente ao mês de Maio😃 Novidades Infra Agora é possível utilizar o filtro de número e série na exportação das notas por API. Documentação técnica. Novidades MDF-e Permitido alterar o tamanho default do xml de envio para 2048 KB, conforme definição da versão manual 3.00a. Novidades NFC-e Incluindo marca d'água "SEM VALOR FISCAL" na previsão de DANFCE (não afeta impressão e visualização de nota autorizada ou em contingência). Novidades GNR-e Ajustes na impressão de guia Nacional da vm200 para imprimir os campos extras no quadro de informações complementares. Tratamento na geração de GNR-e do ES para o nome do emitente não passar de 30 caracteres. Novidades NF-e Ajuste na coluna do NCM dos itens para imprimir o NCM SH quando o campo EXTIPI estiver preenchido. Implementado ajuste para exibir corretamente o nome do produto na aba do navegador. Tem alguma dúvida, ou sugestão? Comenta aí😉
  5. Hoje em dia se fala muito em ser líder e não chefe, mas afinal, qual é a fronteira entre os dois papéis em uma empresa? Quando se fala em ser um líder, o que todos dizem e pensam, é que deve ser aquele cara que engaja a equipe, que cria seguidores, que tem um grande poder de persuasão, que faz as pessoas o seguirem sem muito esforço e acabem fazendo o que ele diz, porque afinal, ele é um visionário. Já o chefe, apenas dá ordens, cobra resultado, atrasa para reuniões. É aquele cara que não ouve opiniões alheias, sempre está certo e só quer mandar. Em grande parte da minha vida profissional, mesmo sem ter o “cargo”, sempre me destaquei como um líder, porém, apenas após um cargo oficial, comecei a me questionar se eu era de fato um líder ou um chefe, apenas nesta fase da minha vida comecei a ficar preocupado em ser mais líder do que chefe. Mas por que antes era mais fácil? A diferença é que quando eu não tinha o cargo, as pessoas me viam apenas como mais um, e se eu os convencesse de algo, era porque realmente fazia sentido e então trabalhávamos naquela direção. Hoje preciso refletir muito de como peço ou questiono as pessoas, pois isso pode soar uma ordem, quando na verdade, eu quero gerar uma discussão, quando eu não quero ter razão, mas ao mesmo tempo ninguém contra argumenta. Esse comportamento me faz pensar que, por mais que você, líder ou chefe, dê total liberdade para as pessoas te questionarem, a maioria delas geralmente estará esperando por uma ordem, muitas delas precisam de ordens, só funcionam com cobrança e inconscientemente este é o jeito certo de guiar e ser guiado. Lógico, este pode ser apenas um problema meu, de minha personalidade como líder, pode ser culpa minha que as pessoas não se sintam à vontade em me questionar e contra argumentar, mas me pergunto, por que antes as mesmas pessoas com quem lido hoje, não se sentiam intimidadas? Pessoalmente e até profissionalmente, eu sei que tenho gênio forte, cada vez aprendo mais que devo me controlar para expor minhas opiniões e discutir com as pessoas, sou impaciente, porém calmo, sempre busco tratar e cobrar as pessoas de forma que não seja uma cobrança, mas que seja algo em que nós (eu e você) concordamos e entendemos que é a melhor opção. Porém, nos últimos tempos, fica cada vez mais claro pra mim que existem momentos em que o líder bonzinho tem que ser deixado de lado, e pra não falar chefe, o líder carrasco deve aparecer, ele deve cobrar, mandar, e tudo isso tem que soar um tanto quanto rude, pois muitas vezes, as pessoas deixam a “peteca cair”, todo mundo pode falar, orientar e aconselhar, mas enquanto o “boss” não ter essa conversa com a pessoa, ela não vai entender a criticidade do problema. O que eu posso concluir de tudo isso? Tanto líderes inexperientes como eu, quanto colaboradores de qualquer nível da empresa, tendem a confundir o papel dos líderes pensando que hoje em dia não deve haver mais um superior que cobre e que seja durão em determinados momentos. As pessoas acham que o líder é o chefe bonzinho e tudo se resolverá sem cobrança e sem broncas. O grande risco de tudo isso, é que se essa cultura do líder ser o chefe bonzinho já existe há algum tempo na empresa, qualquer postura mais rígida de um superior será julgada banal, este será odiado, até que mostre os resultados de sua conduta para sua equipe. Não deixe esta cultura prevalecer na empresa, pois isso resultará em baixa performance e subutilização de talentos. E você, concorda? Deixe sua opinião, para mim tudo é um constante aprendizado.
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