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MarceloPizani

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  1. Recentemente fiz uma capacitação na Alura que falava sobre metodologias de aprendizagem, e dentre as várias que existem, neste curso foram apresentadas as seguintes: Aprendizagem por observação; Aprendizagem por problemas; Aprendizagem por projetos; Aprendizagem por experiência; Aprendizagem por pesquisa; Não entrarei nos detalhes de cada uma, não é o caso aqui, inclusive acredito que pelos nomes, cada uma delas é autoexplicativa. Quero acrescentar nesta lista outra forma de aprendizagem, que podemos e devemos utilizar todos os dias, para podermos ser um pouco melhor a cada dia, aprendizagem por erro! Sabe aquela famosa frase, “é errando que se aprende”, ou uma das diretrizes que temos na TecnoSpeed, “erre, mas erre depressa”, pois é, todo erro pode ser um aprendizado, e eu destaco o “pode ser” porque, errar, todos erramos, mais nem todos aprendemos com os erros de forma sistemática e consciente. (Não sei se quem está lendo este texto erra, então vou escrever em primeira pessoa) Errei ao executar uma atividade que eu imaginava saber fazer, errei ao tentar corrigir um erro, errei na forma de conduzir uma conversa com um colega de trabalho, provavelmente cometi alguns erros na escrita deste texto… e se eu não estiver totalmente presente para estes erros, se eu não reservar um tempo no meu dia para pensar em tudo que fiz, entender o que eu posso ter feito de errado, eu não vou aprender e continuarei errando os mesmo erros, todos os dias. Algumas dicas, algumas práticas importantes para aprender com os erros: Reconhecer que o erro aconteceu; Analisar os possíveis motivos que podem ter levado a este erro; Listar algumas possibilidades do que poderia ter sido feito diferente, para talvez aquele erro não ter acontecido; Se for necessário e possível no momento, buscar corrigir ou “remediar” o erro; Assimilar o aprendizado para agir de outra forma no futuro. Se for para errar novamente, que seja um erro novo, diferente! São passos simples, às vezes “não fáceis”, que sigo quando erro (todos os dias 🙂). E assim sigo aprendendo. Seus erros não te definem… mas te ajudam evoluir!
  2. Buscando melhorar a qualidade das nossas entregas aqui no setor de Estratégia e Processos da TecnoSpeed, e garantir cada vez mais a satisfação dos nossos clientes, sentimos recentemente a necessidade de melhorar a nossa prática de levantamento de requisitos. E essa necessidade gerou o modelo que apresento a seguir aqui nesta postagem. Espero que seja útil pra você também! Levantamento de Requisitos Comece pelo fim!!! Quando tudo estiver pronto, como será? Se necessário, peça para desenhar! Se for um relatório, peça um esboço dele, pode ser um rascunho feito a mão, em algum editor de documentos, planilha, etc. Se for um painel com gráficos, a mesma coisa… peça um esboço, um desenho… que mostre o que a pessoa espera como resultado final. Que informações ela espera ver quando estiver pronto. Eu citei relatório e painel, mas isso vale para qualquer tipo de entrega. Você precisa pedir para a pessoa que está solicitando fazer este exercício de “futurologia”, e te mostrar como deve ser quando o que ela quer estiver pronto. Tendo um ponto de chegada, uma foto do quebra-cabeça que teremos que montar, podemos começar a pegar as peças. Ah, também é importante aqui neste primeiro passo, saber qual é o prazo que você tem para realizar a entrega. Qual problema isso resolverá? Mesmo você tendo uma foto, uma imagem do que a pessoa quer que você construa, é importante que ela te diga qual problema isso irá resolver para ela. Com a explicação detalhada sobre o problema que isso pode resolver, você terá acesso a informações importantes, que além de ajudar na realização do trabalho, pode dar condições de você poder sugerir soluções ou caminhos, que a pessoa talvez não tenha visto quando fez a solicitação inicial. Talvez a melhor solução para o problema dela, não seja o que ela pediu, e neste caso você pode sugerir uma solução melhor. Este é um momento no qual a fotografia na tampa da caixa, o guia do quebra-cabeça que você vai montar, pode mudar. Quem são as pessoas que vão usar? É importante que você tenha uma lista das pessoas que vão utilizar o seu “produto final”, pois pode acontecer de a pessoa que demandou não ser a única usuária. Mesmo que elas não sejam diretamente seus stakeholders, é importante você conhecer todo o seu público. Em algum momento pode ser interessante validar algumas coisas com outras pessoas envolvidas. As pessoas que você elencar aqui, juntamente com a pessoa dona da demanda, serão as pessoas que irão validar o seu serviço! Todas as visões são importantes, porém a palavra final será sempre da dona da demanda. Porém, é possível que outras pessoas tragam visões diferentes ou complementares a demanda inicial, e será seu papel identificar isso, analisar, levar para uma discussão com a dona da demanda… e quando necessário, combinarem mudanças na demanda a ser entregue. Onde estão as fontes? Você precisa saber quais são as possíveis fontes de informação que você tem para utilizar. Onde podem estar as peças que preciso para montar este quebra-cabeça??? Ao contrário de um quebra-cabeça na vida real, as peças não estarão todas dentro da caixa, você precisará sair por aí procurando. É importante que você consiga saber onde estão todas as peças antes de começar montar! 🙂 A informações que você precisa poderão estar (e normalmente estão) espalhadas por diversos lugares. Parte do que você vai precisar poderá estar em alguma planilha, outra parte em algum software, parte pode estar em algum documento, alguma parte talvez esteja apenas na cabeça de uma pessoa específica… é importante nesta etapa que você levante todas as possíveis fontes. Quem conhece as fontes? Mesmo você sabendo onde estão as informações que você precisa, é muito importante que você saiba quem são as pessoas que conhecem estas fontes. Você vai precisar de pessoas que possam te ajudar com leitura, com entendimento das informações que você vai usar, para mitigar o risco de utilizar informações incorretas ou de forma errada. Posso, não posso, devo… É importante que você levante com a pessoa dona da demanda, possíveis restrições e prescrições que você terá no seu trabalho. Restrições… algum tipo de ferramenta que você não poderá utilizar, alguma limitação que vocês podem ter quanto a pessoas, ferramentas, tecnologias ou processos. Prescrições… algo que você deva usar ou fazer obrigatoriamente! Alguma ferramenta ou tecnologia que você deverá usar para realizar a demanda. Pode acontecer de, dentro de tudo que a empresa possui, você poder usar todas as ferramentas e tecnologias existentes, ter a liberdade de escolher as soluções que julga as melhores para a demanda, maaaaasssss… às vezes, é possível que a dona da demanda tenha algumas restrições e/ou prescrições. Reúna todas as informações em único lugar! Para evitar perder alguma peça do seu quebra-cabeça, coloque todas elas dentro da caixa. Aquela caixa que tem na tampa uma foto de como ele deve ficar depois de montado! 🙂 No nosso caso, a caixa pode ser um ticket no Jira, um documento no Basecamp, ou algum outro documento, ou artefato que utilizamos. Feito isso, você está pronto para começar a montar o quebra-cabeça! Sugestão de template Foto do quebra-cabeça (Faça aqui uma descrição completa e detalhada do produto final) Qual problema estamos resolvendo (Faça aqui uma descrição de qual problema está resolvido, e porque isso é um problema) Partes envolvidas e interessadas (Faça uma lista e identifique as pessoas que serão impactadas por essa demanda. Dona da demanda, pessoas direta e indiretamente envolvidas, usuários, etc.) Fontes de informações (Descreva aqui onde estão as informações que você irá utilizar na demanda) Donas das informações (Liste e identifique aqui pessoas-chave que você poderá e deverá consultar para levantar e validar informações) Prescrições e restrições (Detalhe aqui as prescrições e restrições que esta demanda possui) Espero que esse conteúdo possa te ajudar de alguma forma!!! 🙂
  3. É bem comum precisarmos gravar um vídeo com uma apresentação de Slides, para podermos disponibilizar algum relatório ou algum conteúdo que queremos fazer um repasse. Aí vem sempre aquela dúvida: que ferramenta utilizar? Vou criar minha apresentação no Microsoft Power Point, no Google Apresentações, no Canva... vou usar o OBS pra gravar?! A verdade é que existem várias ferramentas e várias possibilidades! Mas hoje eu vou te ensinar a fazer isso usando somente o Canva.com. Meu objetivo neste post é te mostrar, em 5 passos simples, como você faz para gravar um vídeo, mostrando sua apresentação de slides, gravando também a sua câmera e a sua voz, usando apenas o Canva.com! Por isso, não entrarei em detalhes sobre as diversas opções e funcionalidades que o Canva possui para criação de apresentações. Passo 1: Acesse o canva.com e abra a sua apresentação. Passo 2: Clique no botão "Apresentar", no canto superior direito da tela. Passo 3: Vai abrir uma pequena tela abaixo do botão. Selecione nela a opção "Apresentar e gravar" e clique em "Avançar". Passo 4: Vai abrir uma nova tela. Clique no botão "Ir ao estúdio de gravação" Passo 5: Vai aparecer pra você uma nova tela, bem no centro. Nela você deve selecionar a câmera e o microfone que você quer utilizar na gravação. Aproveite o preview da câmera para se posicionar corretamente em frente a câmera. Aproveite também para testar se seu microfone está funcionando. Os traços cinzas abaixo do microfone acendem quando você fala, mostrando se o microfone está funcionando. Se estiver tudo certo, clique em "Iniciar a gravação". Se precisar corrigir alguma coisa, clique em "Voltar ao editor". Após executar os 5 passos anteriores, se você clicou em "Iniciar a gravação", vai aparecer uma contagem regressiva no centro da tela, e a gravação irá iniciar. Após iniciar a gravação, a tela que você verá, será com esta aqui: No centro você tem o que está sendo gravado, que é o slide atual e a sua câmera no canto inferior esquerdo (não encontrei uma forma de mudar o local da câmera). Abaixo aparece pra você a sequência dos próximos slides, e na direita aparecem as suas anotações. Se você tiver feito anotações nos slides, lembretes para te ajudar a lembrar de alguns detalhes no momento da apresentação, eles vão aparecer ali do lado direito. Quando você terminar sua apresentação, clique no botão "Finalizar a gravação", que está no canto superior direito da tela de apresentação. Quando fizer isso, aparecerá a tela a seguir: Você tem as opções de copiar o link para enviar para alguém, "Salvar e sair" e/ou "Baixar". Agora, você pode selecionar "Salvar e sair" e fazer o download depois, ou pode também optar por já fazer o download aqui mesmo nesta tela. A gravação da sua apresentação ficará associada a ela, quando você voltar para a apresentação, caso você não exclua a gravação, ela estará lá disponível para ser assistira ou baixada. Espero que a explicação tenha ficado de fácil entendimento! Se tiver alguma dúvida ou contribuição para este post, deixa aí nos comentários.
  4. Você foi convidado para fazer uma série na Netflix, sem orçamento para contratar elenco, e por isso você precisará se dividir para fazer os vários papéis da série. Esta é a sua vida!!! Todos desempenhamos em nossas vidas diversos Papéis. Na sua vida atualmente você pode ter talvez o papel de Pai ou Mãe, filho(a), Amigo(a), Marido ou Esposa, Funcionário(a) de uma empresa, Empreendedor(a), Aluno(a)… e/ou outros diversos Papéis! Agora, imagine que cada Papel é um pilar que sustenta a sua vida. Se pelo menos um desses pilares estiver desequilibrado, provavelmente sua vida irá balançar, e é bem possível que outros pilares vão começar a se desequilibrar também e você começará a ter uma sensação de estar sufocado, de estar sendo engolido por sua vida. Você vai se sentir mal! 🤔"Como eu faço para descobrir se algum Papel em minha vida está desequilibrado?" O primeiro passo é você elencar quais Papéis você exerce hoje em sua vida. Cada Papel tem suas funções! Faça uma lista simples identificando todos os Papéis que você desempenha em sua vida . Talvez você chegue a 5, 6, 7… pense bem e faça a sua lista. Agora olhando para esta lista, seja sincero com você mesmo, e dê uma nota de 0 a 10 para dizer o quanto cada Papel está realmente equilibrado, o quanto você está satisfeito com o seu desempenho em cada um deles. É bem possível que você encontre, com este simples exercício, algum Papel com uma nota bem baixa, e talvez até mais de um. E agora que você tem clareza de quais são os Papéis que você exerce em sua vida e quais deles estão em desequilíbrio, talvez deixados de lado por você ter dado maior prioridade e foco a outros, é hora de você buscar o equilíbrio deles. 🤔"Como eu faço para começar a equilibrar os Papéis da minha vida?" Para começar, escolha 2 ou 3 deles para que você possa dar mais atenção nos próximos 10 dias. Estabeleça para cada um deles, algumas atividades que você irá fazer nestes dias buscando retomar o equilíbrio deles, mas sempre cuidando para não abandonar ou ignorar neste período outros Papéis que estejam bons. Talvez você tenha o Papel de aluno do curso de inglês em desequilíbrio. Você pode colocar como tarefas nos próximos dias atividades que te ajudem a retomá-lo, coisas do tipo estudar 20 minutos de inglês por dia… ou então talvez o seu Papel de Filho(a) esteja desequilibrado. O que você pode fazer nos próximos 10 dias para retomar o equilíbrio deste Papel? Talvez conversar mais com os seus Pais, visitá-los com mais frequência… Eu não sei quais são os seus Papéis, não sei quais estão desequilibrados. Mas acredito que com a pequena ajuda deste texto você conseguirá identificar isso e começar buscar o equilíbrio em sua vida! Antes de encerrar este texto, preciso te tranquilizar sobre uma coisa: Quando você descobrir papéis em desequilíbrio na sua vida, não se desespere... tá tudo bem! 🙂 Acontece! É comum priorizarmos por algum tempo uma área de nossa vida, um papel... são prioridades do momento. O importante é você ter clareza de quais são os seus papéis, como eles estão, e poder ter clareza, quando for preciso priorizar algum, de quais você poderá estar sacrificando, para poder voltar a dar atenção a eles quando possível.
  5. Verdade 1: Se ocupar, não é produzir! Passar o dia todo realizando atividades, executando tarefas... não é sinônimo de produtividade! Pessoas que estão sempre ocupadas, nunca tem tempo pra nada, possivelmente... não é uma regra exata... mas, possivelmente essas pessoas não são produtivas. Para ser uma pessoa produtiva você precisa realizar as atividades certas! Mas quais são estas atividades? São as coisas que vão te deixar mais perto dos resultados que você deseja alcançar. São tarefas ou atividades diretamente relacionadas aos seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. E como saber quais são estas tarefas? Existem várias formas de fazer isso, diferentes métodos. Uma dica simples que posso te dar aqui é: Faça uma lista de tudo que você faz no seu dia, tudo!!! Depois, olhe para esta lista e classifique as atividades em Ocupação ou Produção... pode ser colocando um O ou um P na frente de cada. Você vai colocar ocupação nas coisas que você faz, mas não vê uma ligação direta com os objetivos que você quer alcançar, e produção para as coisas que quando você faz, elas te colocam um pouco mais perto dos seus objetivos, atividades e tarefas que tem relação com seus objetivos. Verdade 2: As tarefas nunca vão terminar! Não importa o quanto você faça durante o seu dia... as tarefas nunca vão terminar!!! Se você tem o hábito de listar suas tarefas em um caderno, agenda, algum aplicativo ou software... já deve ter percebido que por mais que você faça, sempre tem mais para fazer. E o motivo é bem óbvio, nosso principal recurso para executar nossas tarefas é o tempo, e ele é limitado. Por isso é preciso aprender a tirar o melhor proveito possível deste recurso. Como eu disse, as tarefas nunca vão terminar, e você precisa aprender a conviver bem com isso. Uma boa forma de se fazer isso, é aprender a priorizar as tarefas que você realmente precisa fazer, as tarefas que realmente vão fazer diferença no seu dia, na sua semana, na sua vida... e colocar seu esforço em trabalhar nelas. Depois, você vai para as que considera menos importantes, e entre essas, você vai descobrir que algumas você pode terceirizar para outras pessoas ou automatizar de alguma forma, e outras, você vai ver que se não fizer, não vai fazer diferença, que são atividades que só te ocupam mas que não são realmente necessárias. Verdade 3: Se você não tem agenda, você vira agenda dos outros! Se você não faz um planejamento do seu dia, da sua semana, do que você vai realizar... muito provavelmente, você vai fazer parte dos planos de quem planejou!!! É o famoso, se você não tem agenda, você vira agenda dos outros! E como isso acontece na prática? Imagine o Marcelo... ele não costuma planejar suas atividades. Ela tem mais ou menos de cabeça o que tem que fazer durante o dia, durante a semana... e vai fazendo como dá. Outras pessoas marcam reuniões e ele sempre aceita, outras pessoas pedem ajuda e ele sempre está disponível no momento para ajudar. Outras pessoas passam atividades pra ele colaborar e ele sempre faz. E qual o resultado final disso? A agenda do Marcelo vai ficando cheia de coisas pra fazer, porque quando as pessoas pedem as coisas ou marcam reuniões, tudo isso tem prazo, tem horário marcado, e as atividades que são somente dele, que estão na cabeça dele, vão ficando pra depois. Agora imagine o Pizani... ele tem a prática de planejar tudo o que precisa fazer na semana, prioriza o que realmente é importante que seja feito e distribui as atividades nos dias da semana que pretende fazer. Quando alguém pede uma ajuda, ele consulta quando pode ajudar e combina com quem pediu ajuda. Quando alguém convida para uma reunião, ele verifica se pode aceitar o dia e hora programados. Quando alguém passa alguma atividade extra, ele vai verificar se cabe na semana ou no dia dele, vai negociar prazo com quem pediu ou repriorizar algo na sua agenda, que seja possível. Se eu tivesse que apostar qual dessas pessoas tem maior chance de ser uma pessoa produtiva... apostaria no Pizani!!! Verdade 4: Adiar não é resolver! Sabe aquela imagem da bola de neve, que começa pequena, vai rolando, rolando e crescendo até ficar enorme??? É isso que acontece quando você torna comum o hábito de adiar as atividades ou tarefas. É muito importante ter em mente que adiar não é resolver! Isso pode acontecer com atividades que não gostamos de realizar. Vamos adiando, colocando outras coisas no lugar, adiamos mais uma vez... às vezes até esquecemos que aquelas atividades adiadas existem, mas acredite, elas existem e não foram resolvidas, e a qualquer momento podem virar um enorme problema! Às vezes pode acontecer de você ter que adiar alguma coisa, que estava planejada para ser feita... e tá tudo bem... porque o problema não é adiar uma tarefa, desde que você faça isso da forma correta! Quando você, realmente, precisar adiar alguma coisa, já estabeleça a nova data e horário que aquilo será realizado, e assim quando chegar o momento, você irá resolver! Ah... uma última dica: trate o adiamento como exceção. Registre pra você mesmo, pro seu cérebro, que adiar algo planejado é uma exceção e não uma regra. A regra é sempre fazer o que tem que ser feito, quando precisa ser feito!
  6. Muito bom! Mesmo tendo dois monitores, eu utilizo também esse recurso de Desktops pra organizar melhor o que preciso deixar aberto. Tem um outra forma também de navegar entre os Desktops criados que é Ctrl+Win+Seta pra Direita ou pra Esquerda. Assim você navega diretamente para o próximo Desktop ou para o anterior.
  7. Você sabia que é possível enviar e-mail, pela Google Agenda, para convidados de um compromisso? E você sabia que é possível enviar e-mails diferentes para estes convidados, como enviar uma mensagem para quem ainda não respondeu ao convite e outra para quem aceitou? Neste vídeo mostro como isso tudo funciona!!!
  8. Neste vídeo ensino como é possível disponibilizar blocos de horários disponíveis em sua Google Agenda para as pessoas poderem agendar horários para conversar com você. Também mostro todas as configurações disponíveis nessa funcionalidade.
  9. Muito bom!!! Já faz um tempo eu compartilhei em um post algumas coisas que eu faço para manter minha caixa de e-mails organizada com e com as mensagens sempre em dia.
  10. É comum buscarmos por vídeos no YouTube para aprender algo, para buscar uma forma de resolver alguma dificuldade ou problema que temos, ver a explicação ou review de algum produto que queremos comprar... e muitas vezes encontramos vídeos longos, que tem muito mais do que realmente estamos precisando no momento. E se fosse possível dar um "Ctrl+F" no vídeo e encontrar o trecho do vídeo onde a pessoa está falando exatamente o que queremos saber? É isso que mostro neste vídeo!!! 👇
  11. Olá! Você disse que o problema só acontece com a imagem que está em "Meu card 2"... eu reparei que essa é a única imagem que você define class="card rounded-circle", nas outras você usa class="card-img-top". Será que mudar o class dessa imagem para ficar igual as outras resolve esse problema?
  12. Seja na carreira profissional ou em temas de nossa vida pessoal, todos buscamos evoluir, nos desenvolver, buscamos aprender! Eu quero compartilhar com você, que investiu alguns minutos do seu tempo para ler este texto, 4 práticas que podem te ajudar a acelerar o seu aprendizado, e com isso, o seu crescimento, o seu desenvolvimento. 1) Tenha Mentores (Aprenda com os melhores) No mundo que vivemos hoje, com as facilidades da internet, você pode ter os melhores mentores à sua disposição, do assunto que você quiser, E você nem precisa contratar ou pagar esse mentor, inclusive ele pode até já ter morrido. Você pode escolher, por exemplo, Steve Jobs para ser seu mentor, e para isso basta você minerar na internet conteúdos dele que possam te ajudar no assunto que você deseja, e assim poder ter a experiência e a visão dele sobre aquele assunto, como uma mentoria. Além da internet você também pode consumir livros e participar de grupos sobre o assunto desejado. Para ser mais prático, vamos supor que você queira se desenvolver em marketing digital, mas não tem dinheiro para contratar um mentor. Pesquise quem são os melhores na área de marketing digital, quem são as pessoas que te inspiram, que você se identifica. Selecione 2, no máximo 3 pessoas dessa lista e passe a consumir seus conteúdos, vídeos, livros, etc. Acredite, você pode aprender com os melhores! 2) Não reinvente a roda Você vai precisar de foco e um pouco de desapego! Muita coisa já está pronta, você não precisa reinventar. Use o que já existe em seu favor, e foque suas energias para aprender, para desenvolver o que realmente importa pra você, o que realmente vai fazer a diferença. 3) Não comece do zero Esta prática tem uma ligação direta com a primeira! Você pode e deve aprender com a experiência dos outros, com quem já trilhou o caminho que você deseja trilhar. Além disso, eu acredito que ninguém começa nada "do zero". Todas as nossas experiências, mesmo que em áreas distintas contam, e nos ajudam a não partir do zero absoluto. Vamos manter o exemplo do marketing digital, pode ser que você nunca tenha estudado nada sobre isso, e quer se desenvolver nessa área. Você não vai começar do zero, porque você tem outras habilidades já desenvolvidas, experiências, vivências, que vão te ajudar de alguma forma nessa caminhada. 4) Copie o que for bom Novamente temos aqui uma ligação com a primeira prática comentada aqui neste texto... e acredito que também com a segunda. Reaproveite o que for bom e adapte ao seu negócio, à sua realidade. Muitas vezes, alguma ideia usada em um outro negócio, inclusive de uma área totalmente diferente da sua, pode ser reaproveitado e adaptado à sua realidade. Eu produzi este texto a partir do mapa mental aí em cima 👆... porém não me lembro baseado em que produzi ele, pois já faz alguns anos que montei. Então... vou ficar devendo a fonte. Acredito que estas práticas podem te ajudar assim como elas me ajudam.
  13. Vivemos em mundo globalizado, acelerado, de infinitas possibilidades, e por isso passamos, cada vez mais, grande parte do nosso tempo fazendo escolhas e tomando decisões, e isso consome nossa energia. É muito importante saber onde devemos focar nossas energias, para podermos ter os melhores resultados possíveis com o nosso esforço diário, afinal, todos temos metas e objetivos a serem alcançados, e para isso precisamos aproveitar da melhor forma possível os nossos recursos. Stephen R. Covey, no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, traz um conceito muito interessante sobre Preocupação vs Influência. A representação do conceito é feito por meio de dos círculos, o círculo da Preocupação e o círculo da Influência, que é menor e está contido no primeiro. O círculo da Preocupação representa tudo que nos preocupa, porém, não temos como resolver, não está no nosso escopo de atuação, não está ao nosso alcance fazer algo para alterar aquilo. Se gastarmos nossa energia diárias pensando nestas questões que estão no círculo da Preocupação, não vamos chegar a lugar nenhum. Isso vai apenas consumir nossa energia e, provavelmente, nos causar um excesso de ansiedade. Então o que devemos fazer? Onde devemos concentrar a nossa energia para termos bons resultados? Devemos concentrar todas as nossas energias no círculo de Influência. O círculo da Influência está relacionado a proatividade e a autorresponsabilidade. É o que podemos controlar. É o que está ao nosso alcance realizar, direta ou indiretamente, e colher os resultados. Quanto mais tempo passamos focados em nosso círculo de Influência, mais nós o expandimos. Em contrapartida, quanto mais nos deixamos levar pelas coisas que estão no nosso círculo de Preocupação, mais ele “sufoca” o nosso círculo de Influência. Tenho agora um desafio para você! Você consegue dizer onde você passa a maior parte do seu tempo? No círculo de Preocupação ou no Círculo de Influência? Você está gastando sua energia no círculo de Preocupação, ou investindo ela no de Influência? Convido você a fazer um exercício simples, que vai te ajudar a responder à pergunta anterior. Faça uma lista de tudo que você tem como preocupação hoje, tudo que ocupa seu tempo, tudo que consome sua energia diariamente. Neste primeiro momento, sem considerar se você tem ou não influência sobre. Terminada esta primeira lista, analise ela com atenção e grife ou circule as que podem estar no seu círculo de Influência. Pronto! Ao final deste exercício simples, você tem uma indicação de onde você deve focar a sua energia a partir de hoje para ter melhores resultados. Como bônus você vai baixar sua ansiedade e aumentar sua proatividade e autorresponsabilidade. Se você se sentir a vontade, compartilha aqui nos comentários o resultado do seu exercício. Você conseguiu identificar se passa mais tempo no círculo de Preocupação ou no de Influência?
  14. Reuniões são muito presentes na nossa rotina de trabalho. Entre várias boas práticas para reuniões, uma que considero muito importante é registrar o que foi conversado na reunião, assuntos decididos e possíveis tarefas ou planos de ação gerados a partir dela. Fiz este vídeo para mostrar uma forma simples e rápida de criar uma ata de reunião usando a Google Agenda! Espero que este conteúdo tenha sido útil de alguma forma para você! 🙂
  15. Ter uma caixa de e-mail cheia de mensagens na caixa de entrada, misturando coisas antigas com novas, mensagens já lidas com ainda não lidas, propagandas… tudo junto com mensagens importantes de trabalho… isso atrapalha a produtividade além de poder fazer você deixar de ler e responder algum e-mail realmente importante, porque passou despercebido. Eu gravei um vídeo para te mostrar como é possível manter sua caixa de e-mails organizada e com as mensagens sempre em dia, dedicando poucos minutos por dia. Além de mostrar como eu faço isso, vou mostrar algumas funcionalidades do GMail que talvez você ainda não conheça.
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