Como acessar os campos de um JSON em C#

Olá Desenvolvedor(a).

Hoje apresentaremos uma forma de como pode ser feito o acesso aos campos de um JSON em C#, visando ajudá-lo a integrar seu sistema com APIs que trazem seus retornos neste formato de dados.
O objetivo deste post é mostrar uma forma simples e rápida de fazermos essa tarefa.

Abaixo temos um JSON de envio retornado pela nossa API PlugBoleto:

image

Podemos identificar “níveis de acesso” no JSON. Onde o no primeiro nível contém o campo _status e no segundo nível encontra-se o campo “_dados”, que possui um objeto (array de outros campos) dentro dele. Geralmente é neste ponto que se encontra a dificuldade em acessar esses dados no momento da implementação de alguma solução.

Para ilustrar a questão utilizaremos o campo “idintegracao” como exemplo de informação a ser acessada.

1º passo: Desserializar o JSON.

image

2° passo: Acessar os níveis do JSON para trazer o campo que queremos.

image

Seguindo o exemplo acima, a variável status trará a string “sucesso” e a variável idintegracao trará a string “O4HNvir2_”, que é o conteúdo do campo “idintegracao” que aparece na posição [0] do array presente dentro do array _sucesso, e a variável situacao trará a string “FALHA”, que é o conteúdo do campo situacao que aparece na posição [1] do array presente dentro de “_sucesso”.

Ou seja, após a desserialização, nós acessamos as informações campo a campo, e nos campos que trazem informações em forma de array, passamos para o método o index do campo que queremos acessar, para que o compilador saiba qual informação deve ser recuperada.

Como funciona a integração com as APIs da Tecnospeed?

Em nossos produtos de Emissão de Boletos, Pagamentos e Consulta de Crédito que a integração é feita via API, a integração é compatíve com qualquer linguagem que faça comunicação HTTPS e o formato de integração tanto no envio quanto no retorno são em JSON, facilitando assim o seu processo de desenvolvimento para se integrar conosco!

Caso queira conhecer nossas soluções ou se tem alguma dúvida a respeito de nossos produtos deixe um comentário aqui no post, estarei a disposição e será um prazer ajudá-lo.