Como criar um pacote de instalação com Inno Setup

Para que serve o Inno Setup?

Ele serve para criar pacotes de instalaçao de programas, ou seja, com ele é possível definir todos arquivos e componentes que farão ou precisam estar presentes na máquina do usuário, para que funcione da forma esperada.
O Inno Setup foi desenvolvido em Delphi, mas nada impede de utiliza-lo na geração de pacotes de outras linguagens.
Como ele é feito em Delphi, ele tem a seção code que se utiliza da linguagem Pascal para o desenvolvimento e melhorias na criação do pacote.

Onde encontramos o Inno Setup para download?

Neste link: http://www.jrsoftware.org/isdl.php

Exemplo prático utilizando o Wizard

Primeiro passo para nosso exemplo é a instalação do Inno Setup, faça o download no link descrito acima e depois dê inicio nesse exemplo.

Essa é a tela inicial do Inno Setup instalado.

Para iniciar a criação, clique no botão wizard e irá se abrir uma janela do passo a passo como abaixo.

Feito o passo anterior, é preciso informar alguns dados como nome da sua aplicação versão e a empresa que está disponibilizando, são todos dados não obrigatórios, mas que fazem a diferença em um pacote do produto.

Na imagem abaixo, você pode escolher para onde será o destino da sua aplicação e o nome da pasta o qual será instalado.

Um dos pontos mais importantes da criação é o executável principal, que pode ser escolhido nesta seção do wizard.
Abaixo, temos a opção de adicionar arquivos ou pastas visto que nossos sistemas nem sempre é feito apenas de executáveis, adicione quantos forem preciso.

Nesta parte é escolhida o nome da pasta que irá aparecer no iniciar do windows, e alguns checkbox que definem se será preciso adicionar ou não e o link de desinstalação do seu pacote.

Aqui é possível definir arquivos que serão abertos após a instalação e o termo de licensa de uso do seu sistema, onde o usuário só instalará se estiver de acordo com suas normas ou regras.

O inno setup está preparado para várias linguagens e aqui você pode definir quais usará.

Após todo este wizard e “next next” que vimos logo acima, ao finalizar o wizard, o inno setup irá gerar este arquivo com extensão .iss que é o arquivo utilizado para geração e muito mais fácil manutenção e este pode ser versionado para controle de alterações.

Após ter certeza que adicionou todos arquivos e alterações e configurações do seu sistema estão OK, basta clicar em Compile, este abrirá uma janela como abaixo, e nesta compilação é verificado a existencia dos arquivos e dependências e estão tudo dentro do esperado irá gerar seu Setup, e para testar basta executa-lo utilizando o F9 caso ainda esteja nessa página, ou execuntado diretamente seu Setup.

Bom, este foi um exemplo básico de como criar um instalador com Inno Setup, teremos um post mais elaborado abordando assuntos mais avançados que são registros de DLL e codificação dentro do .iss .