Como resolver o erro "Could not load SSL library”

Olá desenvolvedor!

Neste post iremos disponibilizar à você algumas informações adicionais referentes ao erro "Could not load SSL library”, que pode ser apresentado quando houver comunicação http ou https entre um cliente e um servidor.

Mensagem de erro:

Quando utilizamos um componente (em forma de ocx ou dll, por exemplo) que faça requisições SSL para WebServices externos, e exista algum problema ou incompatibilidade com as dlls “libeay32.dll” e “ssleay32.dll” do Windows, a mensagem de erro “Could not load SSL library” pode ser apresentada ao cliente.

Como corrigir:

1 - Encerre seu sistema e faça download do pacote de dlls clicando aqui.

2 - Acesse as pastas System32 e SysWow64 (se existir). Nesta pasta, localize as dlls “libeay32.dll” e “ssleay32.dll” originais e as renomeie .

3 - Descompacte as dlls que você acabou de baixar, e copie ambas para as pastas System32 e SysWow64 (se esta segunda pasta existir).

4 - E por último, teste novamente seu sistema.

Caso o erro continue:

Se após alterar as dlls o erro continuar ocorrendo, acesse a pasta onde fica o executável (. exe ) de seu sistema, e veja se nesta pasta existem as dlls “libeay32.dll” e “ssleay32.dll”. Se existir, as renomeie também.

Isto ocorre devido a um comportamento do Windows que utiliza primeiro as dlls inseridas na pasta da aplicação, prioritariamente. Renomeando estas dlls, ele passará a buscar na System32/SysWow64.

E por último, caso o erro ainda ocorra, tente reiniciar a máquina.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, estaremos sempre à disposição, será um prazer ajudar!