Corrigindo a rejeição "Erro na validação de texto" que ocorre no Webservice do Banco do Brasil

Olá desenvolvedor!

Neste post iremos explicar como resolver uma rejeição retornada pelo WebService do Banco do Brasil, onde a mensagem “Erro na validação de texto” é apresentada.
Este erro pode ocorrer quando a inclusão do boleto recebe o campo relacionado ao número do documento com uma barra (/) informada em seu conteúdo, abaixo veremos com mais detalhes como resolver este problema.

Mensagem de erro:
A mensagem de rejeição “Erro na validação de Texto” ocorre quando a requisição de inclusão do boleto enviada, via API, geralmente recebe no campo “Numero do Documento” o caractere “/”, gerando uma resposta de retorno de registro do WS do BB, com uma rejeição.

Como corrigir:
Para corrigir o erro acima basta reenviar o boleto que obteve esta rejeição com o “NumeroDocumento” sem a “/” inclusa.

Como corrigir nas soluções Tecnospeed:
Em nossa plataforma esta mensagem de erro ocorre quando o campo referente ao número do documento, chamado “TituloNumeroDocumento”, possui caracteres não aceitos (e não tratados) pelo banco, geralmente, caracteres não-numéricos e não-alfanuméricos, como por exemplo: 12345/1.
Este erro não ocorre devido a uma validação da Tecnospeed, mas sim, devido a uma regra do próprio banco.

Para corrigir, conforme citado, basta retirar a barra ou outro caractere especial do conteúdo deste campo.

Se houver qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, estaremos sempre à disposição, será um prazer ajudar!

1 Curtida