F.A.Q - API Pix Tecnospeed (MVP)

Olá Desenvolvedor, bom dia! Como vai?

Hoje fizemos o lançamento oficial do nosso MVP do PIX e, logo abaixo, vou tirar algumas dúvidas sobre o projeto! Caso ainda fique algum ponto, fique a vontade para comentar neste post, ou então criar um post novo aqui no fórum mesmo.

1. Quais métodos estão disponíveis no MVP?

R: Atualmente, você pode fazer o registro do PIX no banco, consultar o status do pagamento do mesmo, fazer a impressão (QRCode dinâmico e estático) e configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança. Para verificar todos os métodos da nossa API, você pode acessar a nossa documentação completa.

2. Quero registrar o meu PIX usando o ambiente do banco, como faço?

R: Para registrar o PIX diretamente no banco, é necessário que o correntista entre em contato com o seu gerente de cash management e solicite o acesso à API do PIX junto ao banco. O gerente vai encaminhar as credenciais para consumir a API (geralmente são: client_it, client_secret e api_key) que deverão ser configurados em nossa API.

3. Com quais bancos a API da Tecnospeed está integrado?

R: Atualmente a nossa API está integrada com a API do Itaú para fazer o registro dos PIX. Está previsto para a primeira quinzena de Fevereiro a integração com o Banco do Brasil.

4. Quero usar a API da Tecnospeed, mas não tem o banco que eu preciso, o que fazer?

R: A integração com o banco necessita de um correntista para poder fazer o consumo das APIs. Caso possua um banco que não está na nossa lista, basta solicitar a liberação junto ao gerente (descrito no passo 2) e nos encaminhar as credenciais. A homologação será feita sem custos.

5. Não tenho conta em nenhum banco, mas quero usar a API da Tecnospeed, como faço?

R: Você pode utilizar o nosso ambiente de Sandbox! Esse ambiente é uma cópia do ambiente real, mas que não possui o registro no banco. Com isso, você pode testar todos os métodos e conhecer a integração, deixando o seu cenário preparado. Para utilizar o nosso ambiente de Sandbox, basta fazer o download da nossa collection do postman, clicando aqui.

6. Estou com dificuldades em fazer a integração, mas não sei onde pedir suporte, como faço?

R: Nesse primeiro momento, em que estamos trabalhando com um MVP, o suporte será feito através da plataforma do HUB. Basta comentar nesse post ou criar um post novo na sessão da Fintech, que você será respondido pelos nossos desenvolvedores.

7. Estou interessado na aquisição da API, como funciona o modelo comercial?

R: O nosso modelo comercial ainda está em definição, porém, em breve teremos novidades. Por hora, o nosso ambiente do MVP estará aberto (e de forma gratuita) até o dia 05/02.

o que seria o gerente de cash management?

Boa tarde… Devo mandar uma requisição para o endpoint, mas qual seria essa URL???

Olá Rodolfo, boa tarde! Como vai?

Você pode fazer a chamada através da seguinte URL -> http://a47d737df99d09c13.awsglobalaccelerator.com/

Ela é temporária! No mês que vem vamos definir o domínio e atualizaremos a nossa documentação.

Obrigado pela informação e qualquer dúvida estamos disponíveis!
Obrigado!

Lucas, pode confirmar se entendi certo o processo que li na documentação?

O POST “Criar PIX dinâmico” é uma transação onde o “payerCpfCnpj” está fazendo um CRÉDITO em favor do “accountId”, e, esse “accountId” deve estar cadastrada em “accounts”.

Se meu cliente, que usa meu ERP, quiser receber um valor ref a uma NFe emitida, o destinatário da NFe será o “payerCpfCnpj” e a “accountId” é a conta do cliente ERP.

O inverso, se meu cliente ERP for fazer um pagamento para um fornecedor, o “payerCpfCnpj” é o CNPJ do cliente ERP e o “accountId” é da conta do fornecedor cadastrada em “accounts”

Eu acho que vc´s deveriam incluir essa API PIX na mesma API de Pagamentos/Boletos e cobrar apenas a adesão de quem já utiliza!

Olá Sandro, boa tarde! Como vai?

É isso mesmo, você entendeu o processo corretamente! O payerCpfCnpj é quem vai realizar o pagamento do PIX (QRCode) e o accountId é a conta de quem vai receber o crédito na conta.

Qualquer dúvida estamos a disposição,
Obrigado!

Olá Wendell, boa noite! Como vai?

Estamos estudando o modelo comercial e em breve teremos novidades. Como participantes do grupo piloto, vocês receberão a informação em primeira mão.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Boa noite Matheus, como vai?

Em resumo, ele é o gerente de relacionamento do correntista! Ele é responsável pela identificação e oferta de serviços financeiros do banco para o correntista, que vão de encontro com as necessidades do negócio.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Obrigado Lucas.
Bom, então consigo fazer pagamentos e recebimentos dependendo de quem eu colocar como cpf/cnpj pagador e a account recebedora, certo?

Agora fiquei com outra dúvida.
Você respondeu para o Daniel_Barzilay que por hora a API só pode ser usada para recebimento através do PIX.
Link da resposta para o Daniel: Transferencia e pagamento PIX
Consigo fazer as duas operações?

Na página “Exlicando cada passo”, o “3-Cadastrar uma company”, entendi que essa “company” é o meu cliente do ERP.
Vou cadastrar as “accounts” desta company.
Uma vez cadastrada posso usar o endpoint “Criar PIX dinâmico” manipulando quem será o pagador “payerCpfCnpj” e o recebedor “accountId”.
É isso?

pelo que entendi, a api não realizará a movimentação financeira em si, servirá apenas para gerar a transação, a outra parte ainda terá que realizar o pagamento através de app, ou seja não servirá para automatizar o pagamento de fornecedores, apenas para o recebimento.

Olá pessoal, bom dia!

Sobre a dúvida quanto aos pagamentos, como disse, não é uma obrigação que os bancos liberem isso. Sendo assim, nessa primeira fase, a API não possuirá essa rotina.

De toda forma, caso os bancos liberarem essa rotina, certamente a nossa API vai contemplar esse recurso! Estamos estudando a integração com o Itaú e vimos que eles já tem essa API disponível, porém, o Banco do Brasil não tem (pelo menos, não está disponível em suas documentações).

Então, existe a possibilidade de ser um recurso não aplicável para todos!

@sandropascoal, sobre sua segunda dúvida, a respeito do cadastro de companym ela é o seu cliente do ERP mesmo, ou seja, o estabelecimento. Uma company pode ter vários accounts (um estabelecimento recebe pagamentos no BB e no Itaú, por exemplo), então o campo accountId é usado para que você faça essa identificação.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Grande abraço!

No sandbox não é possível criar companies, accounts e pix. Vocês tem previsão de quando teremos uma área de homologação para testar estes procedimentos?

Olá Alfeu, boa tarde! Como vai?

Durante o mês de Fevereiro faremos algumas alterações no ambiente de Sandbox, e até o fim do mês, estes cadastros estarão disponíveis!

Qualquer dúvida estou a disposição,
Obrigado!

Estou fazendo a seguinte requisição:
curl --location --request POST ‘http://a47d737df99d09c13.awsglobalaccelerator.com/oauth2/token
–header ‘Content-Type: application/x-www-form-urlencoded’
–header ‘Authorization: Basic bXVyaWxvQGNvbmNlcHRhdXRvbWFjYW8uY29tLmJyOmNvbmNlcHQ2NzQw’
–form ‘grant_type=“client_credentials”’
–form ‘role=“software_house”’

e obtenho o retorno
{
“code”: 500,
“message”: “internal server error, try again later”
}

talvez eu possa estar enviando alguma coisa errada, mas a api não deveria tratar o erro? Está retornando 500 internal server error, creio eu que seja uma exception não tratada, pro lado de quem consome a api é muito ruim pq eu não fico sabendo qual o problema.

descobri o problema, na documentação manda enviar o role e grant_type no form-data, quando na verdade tem que enviar no x-www-form-urlencoded

1 Curtida

Olá Murilo, boa tarde!

Obrigado pelo seu feedback e por compartilhar a solução do problema aqui! Vamos atualizar a nossa documentação e analisar o fato de ter retornado o status 500.

Muito obrigado!

Olá, com respeito ao tempo de validade de uma cobrança PIX. Ela expira em quanto tempo e qual o tempo máximo em que ela pode ficar vigente?

Olá Sato, boa tarde! Como vai?

O QRCode dinâmico possui um campo onde você informa a data de expiração do mesmo. Além dele, existe um campo onde você pode informar a data de vencimento (ambos são opcionais, mas, caso informados em conjunto, a data de expiração deve acompanhar a data de vencimento. Sendo assim, é você quem vai determinar esse tempo de vigência. (não há uma definição no manual sobre um prazo máximo)

Já no QRCode estático essa opção não existe! Uma vez gerado, ele pode ser gerado permanentemente e aceita múltiplas transações. Seu uso não é recomendado caso você queira ter um controle dos pagamentos mais refinado no seu ERP.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Grande abraço!

Bom dia, não estou conseguindo acessar a documentação, sempre aparece o erro a seguir:

(Editado) pouco tempo depois voltou a funcionar