Lidando com problemas de Memory Leak

Memory Leak, ou Vazamento de Memória, é um problema comum entre desenvolvedores de Software, que geralmente ocorre quando um sistema aloca espaços de memória da máquina para executar suas operações, porém, ao finalizar a execução destas operações, este sistema não consegue liberar toda a memória alocada. Este espaço de memória alocado, por não ter sido liberado, não pode mais ser utilizado pelo sistema operacional até que o software que alocou esta memória seja finalizado. Em casos extremos, problemas de vazamento de memória podem consumir toda a memória disponivel no sistema operacional, causando o travamento da máquina na qual o software está sendo executado.

As linguagens de programação mais suscetíveis a erros como este são as que não implementam um recurso conhecido como Garbage Collector, que é responsável pelo gerenciamento automático de memória e liberação objetos que estão alocados em memória e não estão mais sendo utilizados.

Como corrigir este problema?

Por ser um tipo de erro silencioso, já que nenhuma falha é exibida até que a memória do sistema operacional seja toda consumida, o desenvolvedor deve ter um cuidado adicional com este tipo de erro.

Cada linguagem de programação possui ferramentas específicas para auxiliar o desenvolvedor a identificar e resolver problemas deste tipo. Por exemplo:

  • Delphi: FastMM, MadExcept ou EurekaLog;
  • Java: Java implementa o recurso de Garbage Collector, porém também existem ferramentas como o Plumbr para ajudar na detecção e correção de memory leaks.
  • C#: C# também implementar o Garbage Collector e possui ferramentas como MemProfiler ou DotTrace.