Metabase - uma opção de BI opensource!

Olá Pessoal, beleza?

Quando um negócio começa a crescer e o acesso aos dados começam a ficar cada vez mais importante, ter esses dados em mãos sempre atualizado começa a ficar mais e mais difícil. As planilhas começam a ficar desatualizadas e também é cada vez mais trabalhoso de geri-las, rastrear os dados e até mesmo compartilhar começa a ser problemático.
Hoje em dia, ser uma empresa que toma decisões com base em dados já não é um diferencial, e sim um requisito.

Quando pesquisamos ferramentas de vizualização de dados, encontramos várias ferramentas incríveis com grande poder para gerar insights, como Tableau, Qlik, Power BI, Superset, etc, mas também geralmente o custo é muito alto ou você vai precisar de um expert na ferramenta.

Uma ferramenta que vem ganhando o coração de muitas gestores e equipes de dados e desenvolvimento é o Metabase, que além de ser fácil de usar e instalar, é opensource e ainda é bonito!

Depois de instalar ele, basta logar, ir na tela de Admin que ele possui, conectar um banco de dados e pronto! Você já pode sair criando Visualizações que você deseja, seja fazendo um SQL na mão ou usando um recurso que ele tem para fazer um consulta sem escrever nada de SQL.
Existe até a opção de você pedir pra ele fazer uma análise da sua tabela e gerar alguns insights sozinho!

Veja só como se parece um dashboard nele. Vocês pode ajustar o tamanho e posição dos gráficos como bem quiser, de forma bem simples!

Com o banco conectado e usuários criandos, qualquer um da sua empresa consegue criar visualizações e compartilhar com todo o time! Sem nem precisar saber escrever SQL!

Olha só como é fazer consulta usando o recurso que ele possúi de não usar SQL.

chill-mode-640px-v2(1)

Você também pode criar várias “coleções”, que são como pastas para organizar onde ficam os dashboard e gráficos.
Ele possui controle de permissão, o que possibilita limitar a visualização das suas coleções!

É possível fazer dashboard com filtros, de forma que você pode por exemplo informar uma data e todo os gráficos do dashboard mudam com esse dado!

Outra coisa incrível é a quantidade de fonte de dados que ele conesegue se conectar, e nem precisa ser um banco relacional!

metabase

E ai, já conhecia o metabase? Bora começar usar ele?
Falem que outas ferramentas vocês usam na equipe de vocês!

3 Curtidas