Minha experiência com Salesforce

Olá, pessoal!

Vi que muita gente tem dificuldade de contratar uma solução para o comercial, por isso vim compartilhar um pouco da minha experiência sobre CRMs, o Salesforce em específico, vou tentar desmistificar algumas coisas e talvez confirmar outras…

Se você deseja ter controle e uma boa gestão, o Salesforce vai te ajudar muito, pois possui diversas ferramentas, relatórios e customizações. As funcionalidades vão desde o mais simples até o mais avançado.

E é aí que você tem que se perguntar: quais são seus requisitos? O que a sua empresa precisa para melhorar os processos, o que o seu vendedor precisa para ser mais produtivo, vender mais?

Aqui, apesar de não termos uma equipe comercial muito grande, 3 operações distintas utilizam o Salesforce, totalizando 6 vendedores e 1 pré-vendas, que usam a ferramenta com o objetivo de organizar as tarefas e contatos comerciais.

Além disso, temos mais pessoas envolvidas na gestão, por isso precisamos dos relatórios, gráficos e campos personalizados.

Também temos muitos controles do marketing na ferramenta, temos integração com o Google Ads e rastreio dos leads, assim como toda a gestão dos indicadores comerciais, tempo de fechamento das oportunidades, ticket médio, percentual de MQLs e SQLs, taxa de fechamento, entre outros…

Dessa forma conseguimos realizar uma boa gestão dos processos.

Apesar de termos várias integrações com o Salesforce, não precisamos usar os recursos de desenvolvimento que ela proporciona (através da linguagem Apex). Várias integrações com outras ferramentas podem ser feitas de forma nativa ou através de integradores, como o Zapier.

No geral, entendo que para empresas grandes o Salesforce é disparado a melhor ferramenta.

Já para empresas menores, que não precisam de tanto controle e não possuem muitos fluxos automatizados, o valor pode acabar não se justificando, pois a organização provavelmente não irá utilizar todos os recursos da ferramenta.

Usamos o CRM do Salesforce há 7 anos, antes mesmo de ter o porte que temos hoje. Escolhemos essa ferramenta porque pensamos muito bem nos estágios de crescimento que queríamos e quais requisitos eram necessários para nós.

Na época também não haviam tantas opções no mercado, logo a relação custo benefício entre as ferramentas ficava mais clara.

As outras ferramentas parecem ser muito boas também, mas por aqui, entre todas as operações, só tivemos a experiência com o CRM do Salesforce e Pipedrive. Por isso queria saber de vocês… O que levaram em consideração na hora de escolher um CRM, e o que pensam sobre tudo isso?

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Ótima análise, João!

Tive o prazer de acompanhar a implantação do Salesforce, e por muitos anos não usamos a ferramenta da maneira correta, o que com certeza a tornava cara. Mas da forma que é hoje, não consigo imaginar uma substituição.

Em minha opinião, as integrações nativas entre plataformas e possibilidade de qualquer customização, são os pontos que geram mais valor no Salesforce.

Em contrapartida, vejo que o Pipedrive pode atender bem operações mais “padrão” ou iniciando.

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Concordo @danilo.passafaro, as possibilidades de customizações são inúmeras.