Olá, pessoal!
Vi que muita gente tem dificuldade de contratar uma solução para o comercial, por isso vim compartilhar um pouco da minha experiência sobre CRMs, o Salesforce em específico, vou tentar desmistificar algumas coisas e talvez confirmar outras…
Se você deseja ter controle e uma boa gestão, o Salesforce vai te ajudar muito, pois possui diversas ferramentas, relatórios e customizações. As funcionalidades vão desde o mais simples até o mais avançado.
E é aí que você tem que se perguntar: quais são seus requisitos? O que a sua empresa precisa para melhorar os processos, o que o seu vendedor precisa para ser mais produtivo, vender mais?
Aqui, apesar de não termos uma equipe comercial muito grande, 3 operações distintas utilizam o Salesforce, totalizando 6 vendedores e 1 pré-vendas, que usam a ferramenta com o objetivo de organizar as tarefas e contatos comerciais.
Além disso, temos mais pessoas envolvidas na gestão, por isso precisamos dos relatórios, gráficos e campos personalizados.
Também temos muitos controles do marketing na ferramenta, temos integração com o Google Ads e rastreio dos leads, assim como toda a gestão dos indicadores comerciais, tempo de fechamento das oportunidades, ticket médio, percentual de MQLs e SQLs, taxa de fechamento, entre outros…
Dessa forma conseguimos realizar uma boa gestão dos processos.
Apesar de termos várias integrações com o Salesforce, não precisamos usar os recursos de desenvolvimento que ela proporciona (através da linguagem Apex). Várias integrações com outras ferramentas podem ser feitas de forma nativa ou através de integradores, como o Zapier.
No geral, entendo que para empresas grandes o Salesforce é disparado a melhor ferramenta.
Já para empresas menores, que não precisam de tanto controle e não possuem muitos fluxos automatizados, o valor pode acabar não se justificando, pois a organização provavelmente não irá utilizar todos os recursos da ferramenta.
Usamos o CRM do Salesforce há 7 anos, antes mesmo de ter o porte que temos hoje. Escolhemos essa ferramenta porque pensamos muito bem nos estágios de crescimento que queríamos e quais requisitos eram necessários para nós.
Na época também não haviam tantas opções no mercado, logo a relação custo benefício entre as ferramentas ficava mais clara.
As outras ferramentas parecem ser muito boas também, mas por aqui, entre todas as operações, só tivemos a experiência com o CRM do Salesforce e Pipedrive. Por isso queria saber de vocês… O que levaram em consideração na hora de escolher um CRM, e o que pensam sobre tudo isso?