Qual a melhor linguagem de desenvolvimento mobile?

Olá, pessoal! Como estão?

E aí, você desenvolve para mobile? Quero saber qual a melhor plataforma/linguagem de desenvolvimento mobile. Levando em consideração sua experiência, custo, benefício e qualquer outro fator que você acha interessante compartilhar!

Muito obrigada! :slight_smile:

3 Curtidas

@danielsouza @vinicius.rufine

Então, o “melhor” é bem relativo!

Depende do tempo que vc vai ter pra desenvolver e do conhecimento prévio do(s) desenvolvedor(es).

Se tua equipe tiver conhecimento em tecnologias web (html, css, js), o Cordova + Ionic é uma boa mandada, que usa essas mesmas linguagens e ainda gera apk tanto pra Android quanto iOS.

Caso o app que você precisar criar for mais “parrudo” e possivelmente precise acessar mais recursos nativos do dispositivo, uma boa escolha seria algum framework como React Native ou Flutter, que são tecnologias que permitem que você escreva o código uma vez, e gere apps Android e iOS nativos (enquanto o cordova/ionic geram apps híbridos).

Agora, se você tiver desenvolvedores especializados (com tempo e dinheiro pra investir), a opção mais performática, do posto de vista da aplicação final, é desenvolver nativo nas linguagens específicas de cada plataforma (para Android seria Java ou Kotlin, enquanto pra iOS seria Objective-C ou Swift).

Espero ter ajudado!

4 Curtidas

Alguns links interessantes sobre as diferenças entre os apps nativos, híbridos e multiplataforma:

3 Curtidas

Concordo com o posicionamento passado pelo @vinicius.rufine !
Depende muito do produto, se optar por um desenvolvimento onde não tem a necessidade de recursos nativos, pode ser utilizado o desenvolvimento híbrido (onde é realizado um “WebView” no aplicativo).

Se tiver a necessidade de recursos nativos, pode ser utilizado JavaScript com o ReactNative onde é utilizado recursos nativos do celular.

Outra ferramenta interessante para desenvolvimento nativo para dar uma olhada seria o Flutter (Que utiliza a linguagem de programação Dart). O Flutter tem como o objetivo entregar aplicativos mais fluidos com uma experiencia nativa, sem ter aquelas ‘engasgadas’. E também tem a vantagem de utilizar o mesmo fonte para Android e IOS (Assim como cordova/ionic e ReactNative).

1 Curtida