Qual a vantagem em usar o Web Sevice Bancário?

Oie pessoal, estava pesquisando sobre o registro de boleto e vi que alguns bancos oferecem o registro de boleto via Web Service Bancário… Mas alguém sabe me dizer qual a vantagem de usar ele? Quais os bancos que já tem disponível?

Acho que a maior vantagem de usar o Webservices dos bancos, é o registro na hora você não precisa ficar gerando remessas e enviando para o banco, e esperando um dia o retorno do banco, para saber se o banco aceitou o boleto ou rejeitou ele, no webservice o retorno a resposta é na hora, você manda a requisição, o banco já volta para você se o boleto está registrado ou não.

Outra vantagem também é que você não precisar ficar mexendo com arquivos de remessas e retorno com posições e CNABs diferentes, no webservice é só JSON e XML, que é uma maravilha trabalhar, se comparado com uma remessa de banco.

Eu concordo 100% com o que o @KinTuda citou acima! Utilizar Webservice bancário é muito melhor do que trabalhar com os famosos arquivos CNABs. Falando neles, acho que logo logo eles vão acabar sumindo e os bancos vão, cada vez mais, aderir estratégias de APIs e Webservices.

O problema é que, nesse início, empresas menores (em alguns bancos) não conseguem utilizar esse recurso de APIs sem ter um aumento no custo. Aqui na minha empresa mesmo, mudamos para o Webservice mas a taxa ia aumentar se o volume de emissão de boletos fosse inferior a 1000 emissões.

Realmente o WebService é muito interessante para o registro dos boletos, unica carência que vejo, seria em relação à consulta, que no momento não é tão completa comparada com um arquivo de retorno. Mas com o aumento da utilização destas consultas, esta necessidade irá chegar ao banco, e possivelmente será implementado novos campos. Sobre a extinção dos arquivos CNABs, até já ouvi falar que o CNAB 400 iria acabar, mas não encontrei nada oficial.

1 Curtida