Qual é a melhor linguagem de programação?

Fazer essa pergunta é um caminho pra começar uma briga, né? :cold_face:

A resposta diplomática é que toda linguagem de programação foi criada para suprir uma necessidade. Se existe uma outra linguagem que também supre essa necessidade, então ninguém em sã consciência entraria em todo o rolo de criar uma nova linguagem.

No geral, o que isso significa é que toda linguagem que existe e não está completamente obsoleta é “a melhor” para uma aplicação particular.

Toda linguagem por alguma razão é o que é. Então não há apenas uma “melhor” linguagem. Há sempre coisas em que ela é muito boa e coisas que nem tanto.

No entanto, tem gente que diz que existem as piores linguagens.

Para Steve Baker, as piores linguagens do momento são algumas bobinhas como BrainF**k e Befunge, e falando sério, pra ele PHP seria a pior linguagem que ainda está em uso, junto com COBOL.

Pra ele, C++ é a melhor linguagem porque ele usa pra quase tudo, e também por causa do tipo de software que desenvolve. Mas pra outras pessoas, é JavaScript ou Pyhton, ou Java ou Ruby, ou C# ou Objectice C ou FORTRAN or Lisp…

Exceto PHP e COBOL. Pro Steve, essas duas são realmente terríveis, e a única razão pela qual você ainda deveria continuar usando seria para manter projetos antigos e grandes, que pra reescrever seriam muito custosos.

E aí, o que você acha?

Postei e saí correndo…

1 Curtida

Para complementar, aqui uma lista das linguagens mais utilizadas:

https://www.tiobe.com/tiobe-index/

2 Curtidas

Melhor linguagem: “A que paga suas contas”

3 Curtidas

Delphi!

1 Curtida

Concordo com todo o @Pessutti , e a que paga as minhas contas é o Delphi.

2 Curtidas

Linguagens de programação são ferramentas orientadas à solução de problemas. Há linguagens especializadas nas mais diversas funções - como o Fortran para a computação científica e o R para a ciência de dados; há linguagens de uso geral, como C, C++, Pascal, etc.

Acredito que, de um ponto de vista prático, a melhor linguagem é aquela que resolve o seu problema.

Mas este não é necessariamente o único critério. Em termos de design, o C# é superior ao C++, na medida em que este é uma linguagem de mercado, à qual se adicionaram features variadas ao longo do tempo; o C# foi mais bem planejado desde o princípio.

Um aspecto que muita gente ignora ao falar das melhores linguagens é o ecossistema. Ninguém pode negar a importância do ecossistema surgido ao redor do JavaScript! Este aspecto é bastante considerado por linguagens mais novas, como por exemplo o Rust. A comunidade é um ponto do qual os rustaceans costumam se gabar.

E falando em ecossistema, também existe o aspecto suporte. C# e Java têm muitos benefícios neste sentido.

Penso que o importante seja constituir sua própria caixa de ferramentas e colocar nela linguagens úteis para as atividades que você desenvolve, sem se prender a uma especificamente.

Mais do que falar em qual linguagem é a melhor, acho interessante falar no que precisa ou não ser melhorado em todas as linguagens. Quem gosta de falhas de segurança? Memory leaks? Data races? Códigos ilegíveis? Implementações complicadas? Desempenho ruim?

1 Curtida

As linguagens mais amadas e mais odiadas do StackOverflow: https://insights.stackoverflow.com/survey/2019

1 Curtida

:stuck_out_tongue_winking_eye::speech_balloon:

Eu concordo com o que o @Luiz falou… Pela experiência que adquirimos nesses anos aqui na empresa, a melhor linguagem de programação (e replico isso para banco de dados, também - pq não?) é a que resolve seus problemas.

Aqui, buscamos não nos prender a uma linguagem específica, por isso nossas soluções rodam com linguagens diferentes, pois cada uma pode ser aproveitada melhor que a outra, dependendo do cenário.