Top 5: livros essenciais de programação

Ler livros é um dos melhores jeitos para aprender ou melhorar uma habilidade. Isso vale tanto para um empresário, contador, professor ou investidor, quanto para um desenvolvedor.

Aqui vamos deixar uma lista com os 5 livros de programação recomendados para qualquer um que seja novo na programação ou que deseja se tornar um programador melhor. Estes livros são criticamente aclamados e podem ser lidos independente da linguagem que você programa.

1. O programador pragmático: de aprendiz a mestre - Andrew Hunt e David Thomas

Este é um livro que oferece conselhos práticos para a programação e os quais você pode usar em qualquer projeto em desenvolvimento. Essencialmente, é uma série de artigos que contém as melhores práticas e as principais armadilhas do desenvolvimento de software. Se você é novo na programação, esse livro vai te ajudar a ter certeza de que você está no caminho certo em seu projeto. Se é um programador experiente, ele vai reforçar algumas crenças que você construiu durante estes anos codando.

Sugerido por: @vinicius.rufine

2. Código limpo - Robert Martin

O livro é dividido em três partes e foca nas práticas para escrever códigos limpos, dando casos de estudo complexos, e conclui com uma lista prática a seguir se você quer escrever códigos limpos. Por exemplo, ele fala sobre a importância de nomear as coisas apropriadamente, e estruturar o seu código para refletir o que ele realmente faz.

Sugerido por: @fabiano.passianoto, @vinicius.rufine

3. Test Driven Development - Kent Beck

Código limpo que funciona - agora. Essa é a contradição que está por trás de muitas dores na programação. O livro responde à essa contradição com um paradoxo: teste o programa antes de escrevê-lo.

Aqui, os leitores entenderão como resolver tarefas complicadas, a escrever testes automatizados antes de codar, usar padrões para decidir que testes escrever, enfim! É um livro que com certeza irá inspirá-lo a abraçar técnicas que às vezes são subestimadas.

Sugerido por: @vinicius.rufine

4. Refactoring - Martin Fowler, Kent Beck e John Brant

A refatoração se trata de melhorar a projeção de um código já existente. É o processo de mudar o sistema de um software de um jeito que não altere os comportamentos exteriores do código, mas que melhore sua estrutura interna. Esse livro oferece uma discussão dos princípios da refatoração e traz cases reais com instruções passo a passo para que você consiga fazê-la.

Sugerido por: @david.rigamonte

5. Use a cabeça! Padrões de projeto - Eric e Elizabeth Freeman

Os padrões de projetos permitem que sejam aproveitadas as melhores práticas e experiência de outros que já se depararam com os problemas de desenvolvimento de software que você está enfrentando. Assim, você consegue economizar tempo e esforço! Neste livro, você vai aprender:

  • Quais são os padrões que realmente importam
  • Quando e por que devem ser usados
  • Como aplicá-los em seus projetos
  • Quando não usá-los (e evitar a febre dos padrões)
  • Quais são os princípios de design da programação orientada a objetos em que os padrões se baseiam

Sugerido por: @rodrigo.ramalho

Estes são alguns dos livros indicados pelos nossos desenvolvedores.
E aí, que tal continuarmos essa corrente de conhecimento? Se você tem mais indicações, aproveita e já comenta aqui embaixo!

2 Curtidas