Vender software é difícil?

Oi pessoal.

Faz parte de minha rotina estar em contato com empreendedores do ramo de TI, e em diversas conversas noto uma certa dificuldade de atuar nas vendas das soluções.

Qual é a visão de vocês?
Realmente é difícil? Ou é mais uma questão de falta de capacitação?

2 Curtidas

Creio, que seja por falta de capacitação . Analisando hoje pelo 1 ano de empresa que tenho no wifire não entendia quase nada de software com o tempo fui pegando as dificuldades e transformei elas em desafios .

Hoje posso dizer que melhorei bastante .Nada como cursos de capacitação para avançarmos em nossos conhecimentos.

3 Curtidas

Vendedores costumam estar presos a sua história e isso quase sempre os condiciona. Se vendi carros, conheço técnicas para vender nesse mercado e posso ter dificuldade em outras áreas. Não existem muitos vendedores especializados em vendas que solucionam problemas mais complexos. Soluções de TI fazem exatamente isso.

A questão da capacitação de fato é importante - partindo do pré-suposto que não há tantos profissionais prontos no mercado-. A falta de capacitação faz os candidatos tenderem a desistir criando altos custos com rotatividade de pessoal.

A dica é: Se sua empresa vende soluções, especialize seus vendedores nisso!

Lembre-se que todos tem capacidade mas alguns podem demorar mais tempo (3-9 meses) para aprender e outros menos(1-3 meses), então, pergunte-se quanto tempo você tem para treinar e contrate de acordo.

Montar um bom processo seletivo, ter um manual dos produtos e saber como eles ajudam o cliente fará toda a diferença! Principalmente se o vendedor for assessorado por gestor com experiente.

2 Curtidas

Esse post vai um pouco além e envolve conceitos como inbound marketing, outbound, funil de vendas, e resume as características essenciais dos vendedores em software houses:

• Conhecer o produto
  • Conhecer o público
  • Ouvir
  • Persuadir

com estratégias de marketing + uma equipe de vendas preparada pode ser que vender software não seja mais um bicho de sete cabeças :boom:

2 Curtidas