Jump to content

Postagens Recomendadas

O que nós trabalhadores temos vivido nos últimos tempos é único. As emoções, seus desdobramentos físicos e psíquicos associados a uma nova organização do trabalho, as mudanças e as novas experiências trazem uma série de dúvidas, adaptações e alguns cuidados para a saúde neste momento específico, e deixa em aberto como serão os desdobramentos no término desta pandemia.

A saúde mental nunca esteve tão em alta. Após um ano marcado pela maior crise sanitária do século, vimos crescer consideravelmente a procura por soluções completas para suprir não só o cuidado com a saúde física, mas, principalmente, com a mental.

O trabalho é um elemento chave para o bem-estar e a saúde mental,  está no núcleo da vida contemporânea ao possibilitar segurança financeira, identidade pessoal e social e oportunidade de contribuir para a comunidade. Por outro lado, o ambiente que tem se desenhado nas últimas décadas envolve novas tecnologias, intensa competitividade, concorrência global e cobrança de metas cada vez mais ambiciosas. 

As alterações na rotina de trabalho de milhares de pessoas no mundo inteiro durante a pandemia, com experiências de home office mais recorrentes e intensificadas geraram diversas dificuldades de adequação do ambiente doméstico para dar conta das sugestões que vêm sendo frequentemente apontadas para garantir a produtividade e isso, por si só, já é um agravante psíquico em um cenário de tantas incertezas. Por outro lado, de acordo com uma pesquisa da Microsoft, a elevação do nível de produtividade dos times aumentou com o trabalho remoto e passaram a contar com profissionais mais motivados. 

De acordo com a pesquisa, os 5 principais motivos disso, são: 

  • vestir-se mais casualmente, 
  • poder personalizar o espaço de trabalho, 
  • ter mais tempo para os hobbies, 
  • trazer o trabalho para dentro de casa e 
  • poder trabalhar com o seu pet do lado. 

Sem-Título-1.png
 

Partindo-se da ideia de que a normalidade seria a forma como sobrevive-se no mundo e este conceito traz a possibilidade de se tentar caracterizar o que seria a nova forma de sobrevivência, o novo normal certamente é um conceito dinâmico e em construção, que engloba a reflexão sobre a existência humana, valor das pessoas, e consequentemente, dos trabalhadores, as diferentes formas que o trabalho ganhará e as inter-relações que serão estabelecidas na vida e no mundo do trabalho a partir deste novo momento histórico.

Somos convidados a assumir, proativamente, querendo ou não, novas dinâmicas na vida pessoal, profissional e social. Pensar e agir ativamente, convida a cada um a se deparar com sua própria vida e a forma que a conduz, trás o desafio de se adaptar ao novo e, para muitos, gera sentimentos de medo, ansiedade, angústia, impossibilidades, depressão entre outros.

 

Seguindo algumas dicas💡vocês poderão melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho. Confira 👇

  • Defina limites claros. Evite misturar o tempo de trabalho com o tempo pessoal. Estabeleça notificações adequadamente para que você não fique respondendo e-mails de trabalho enquanto está com seus filhos no parque ou no horário que você separou para meditar. É também por isso que um espaço específico para o trabalho é tão importante. Quando o dia terminar, feche a porta e deixe o trabalho no trabalho (ou para o próximo horário que você for trabalhar).
  • Controle sua agenda. Organize o seu dia e a sua agenda de modo a ter mais motivação e produtividade. Bloqueie períodos de acordo com as suas prioridades.
  • Otimize seu ambiente. Para serem produtivas, algumas pessoas precisam de mesas vazias, com apenas alguns objetos. Já outras possuem mesas que refletem a sua bagunça (digo, criatividade! 😜). Muitas pessoas que trabalham remoto recomendam ter a mesa próxima à luz natural e usar plantas como as suculentas para criar uma atmosfera aconchegante. 
  • Vista-se para o trabalho. Da mesma maneira que não é recomendável trabalhar de pijama, não é preciso vestir roupas sociais e sofisticadas que vão te dar trabalho depois para passar com o ferro. Caso seu cargo permita, vista-se com um look meio termo, ou seja: que te dê conforto ao mesmo tempo que faça o seu corpo entender que aquele é o momento de trabalhar. Cuidado com as partes de baixo da roupa também, porque você pode se distrair em uma reunião por vídeo e acabar aparecendo com pijama.
  • Faça pausas. Quando o assunto é home office, não há ninguém que te chame para um café ou um bate-papo no corredor. Por isso, procure uma forma de adicionar pausas em sua rotina. Não subestime a importância desses intervalos: pesquisas indicam que o trabalho remoto pode levar ao esgotamento, caso não haja um momento para espairecer. Você pode levar seu cachorro para um passeio rápido, almoçar com seu parceiro e até mesmo tirar um tempo apenas para se levantar e caminhar pela casa.
  • Saiba quando parar. Toda manhã, antes de começar a trabalhar, faça um planejamento do horário em que deseja parar. Durante o home office, é fácil apenas continuar trabalhando sempre que surge uma nova demanda. É importante ressaltar que uma jornada estendida não faz com que você seja mais produtivo - além de fazer mal para a sua saúde.
  • Fale sobre seu dia. O trabalho remoto pode ser solitário e, por isso, é importante estar em contato com outras pessoas. Uma conversa rápida de cinco minutos com o parceiro, colega de quarto ou membro da equipe. Caso você não tenha com quem conversar, envie um e-mail para si mesmo. O ato de escrever é capaz de auxiliar no processamento dos acontecimentos do dia e na organização dos pensamentos. Além disso, olhar para trás pode ser motivador, uma vez que você poderá visualizar as coisas que já realizou.

O ser humano precisa de diferentes espaços para se constituir. Em tempos novos, de desconhecido futuro, de vivência presente das incertezas, em que aflora o sentido da vida e da morte, as inseguranças, os medos, as dúvidas, as ansiedades, as angústias exacerbam-se em muitos trabalhadores. É preciso acreditar e ter a esperança que não está sozinho, que têm seus colegas, sua chefia, todos os envolvidos com seu trabalho.

Fica a dica! Se torna necessária a procura por ajuda a partir do momento em que sintomas como: ansiedade intensa, preocupações recorrentes, alterações do sono, tristeza, angústia e desânimo, começam a tomar a maior parte do dia, persistindo por mais de uma semana atrapalhando a rotina habitual. Isso chama a atenção para buscar auxílio de um psicólogo(a). Então respira fundo e observe suas emoções, identificando algum desses sinais procure orientações com um dos psis do GP da Tecno > Andressa Rossi, Raquel Vinhoto, Rafael Colombo e Danila Paro. 😉


 

  • Amei 10
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
×
×
  • Create New...