Jump to content

Pagamento Híbrido: Utilizando o QR Code do PIX na impressão de seu boleto!


 Compartilhar

Recommended Posts

  • Administradores

Tópico originalmente criado por: @Eduardo_Montanhole

Olá desenvolvedor(a),

Hoje falaremos de uma nova tendência quando se trata de cobranças bancárias, o
Pagamento Híbrido, ou seja, mais uma alternativa de pagamento que pode ser disponibilizada ao pagador.
Com a implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, além do pagamento via código de barras, também teremos a opção de pagamento via PIX através de um QR Code dinâmico, disponibilizado juntamente com a guia de cobrança tradicional.

Como funciona?

A leitura dos dados da cobrança é feita através de um QR Code dinâmico, onde será possível informar os dados pessoais do recebedor, o valor, data de expiração/vencimento, flag de aceite após o vencimento, juros, multa, descontos e um descritivo no campo “informações adicionais”, seguindo assim, as configurações principais de cobrança dos boletos tradicionais.

Utilização do PAGAMENTO HIBRIDO na solução da TECNOSPEED

Com nossa solução, a aplicação conta com um recurso de personalização de impressão, ou seja, será possível fixar detalhes da empresa, cobrança, as informações do sacado e no campo de personalização, onde é incluído a logo na impressão, poderá ser substituído pelo QRcode do PIX.
Esta personalização é feita com um conteúdo HTML, permitindo assim, diversas possibilidades de personalizações, mas hoje focaremos apenas na funcionalidade de pagamento híbrido para boletos.

Confira aqui o passo a passo:

Primeiro criamos um HTML de personalização, abaixo temos o HTML utilizado em nossa personalização.

Neste link você pode entender como a personalização do HTML é feita no PlugBoleto

9d10fcfd22bd28274d3a0ea0f1208333185e3830.gif.c5dd9ab0bd3fe9ed93202d1a050b26e5.gif

Conforme podemos observar no exemplo acima, foi criado uma classe “pagamentoPix” no HTML de personalização da impressão, e nela contém uma variável “personalizacao.qrcode”, essa variável será alimentada com nosso QRcode do PIX.

Solicitando a Impressão

Uma vez configurado o HTML utilizaremos a rota de impressão de boletos, preenchendo o JSON de envio personalizado no qual será utilizado o “TipodeImpressão“ 99 (impressão Personalizada), informamos o Idintegração do boleto em que que o QR code será anexado e por fim alimentamos a variável de personalização “qrcode” definida em nosso HTML no início do processo com as informações do QR code conforme exemplo abaixo.

02297934b45810b040d10292325a205fece63cb2.png.f7923fbb5d2fb9a02b8464c970746cb9.png

Esta documentação mostra como fazer a solicitação desta impressão

Exemplo de impressão do boleto de PAGAMENTO HIBRIDO.

534e5c19f2ab89b07274dd747aadadeb9594fb1d.gif.d7ff81a2cd0b3e25e7a3a530a5d47155.gif

 

E por fim, temos a impressão finalizada de nosso boleto para PAGAMENTO HÍBRIDO, onde o pagador terá a opção de quitação imediata do título em qualquer dia e hora da semana, assim como crédito imediato na conta do cedente, com isso obtemos mais uma comodidade a ser oferecida em sua solução.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

22 horas atrás, Cardassi Suporte said:

Olá. Este esquema de impressão com o qrCode é possível com boletos do tipo carnê? Sabe, aqueles menores, onde normalmente se faz 3 boletos por página.

Ola!

Devido a limitações de layout de impressão de boleto que são definidos pelo banco não podemos adicionar esse tipo de informação diretamente na estrutura de impressão de boletos. Podemos adicionar o QRCode e personalizações adicionais ao boleto apenas no campo especifico de PERSONALIZAÇÃO DA IMPRESÃO, limitando assim o uso em outros tipos de impressão como carnê.

 

Qualquer duvida estamos a disposição!🙂

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Estamos registrando nossa empresa e vamos usar o CRM Gluo, que é integrável via API com vários tipos de programa.

Na área de programação somos iniciantes e só mais à frente vamos ativar nossa spinoff nessa área mas desde já acompanhamos tudo sobre programação, SasS etc, pois temos planos para essa área. 
Mas, nesse caso do boleto híbrido, qual o modelo de negócio para que possamos usar esse tipo de boleto integrado ao CRM que adotamos?

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

On 16/04/2021 at 14:06, fabricio said:

Se um boleto é pago via PIX, como fica a baixa/leitura do retorno do banco ? fica registrado ?

Olá Fabricio!

No momento em que o pagamento é feito pelo QRcode, o banco efetua a notificação de pagamento via WEBHOOK, para que sua solução possa conciliar os pagamentos. Em relação a questão da baixa do boleto pago por QRcode deve ser feito um tratamento para que sua solução após o recebimento do WEBHOOK de liquidação gere uma remessa de baixa para o boleto.

Qualquer duvida estou a disposição!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

33 minutos atrás, Eduardo_Montanhole said:

Olá Fabricio!

No momento em que o pagamento é feito pelo QRcode, o banco efetua a notificação de pagamento via WEBHOOK, para que sua solução possa conciliar os pagamentos. Em relação a questão da baixa do boleto pago por QRcode deve ser feito um tratamento para que sua solução após o recebimento do WEBHOOK de liquidação gere uma remessa de baixa para o boleto.

Qualquer duvida estou a disposição!

Obrigado!

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

10 horas atrás, Guilherme Viana said:

Pois eh, enquanto o boleto dá baixa automaticamente, e o PIX ? quem vai baixar o boleto ?

Olá @Guilherme Viana

Creio que a atualização que passei para o Fabricio também caiba em sua pergunta, segue abaixo citada. Qualquer duvida estou a disposição! Att.

3 horas atrás, Eduardo_Montanhole said:

Olá Fabricio!

No momento em que o pagamento é feito pelo QRcode, o banco efetua a notificação de pagamento via WEBHOOK, para que sua solução possa conciliar os pagamentos. Em relação a questão da baixa do boleto pago por QRcode deve ser feito um tratamento para que sua solução após o recebimento do WEBHOOK de liquidação gere uma remessa de baixa para o boleto.

Qualquer duvida estou a disposição!

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

On 16/04/2021 at 14:13, Denis Monteiro said:

Boa tarde a todos,

Utilizo a programação Delphi para os meus sistemas, há disponibilidade da impressão do QR Code nesta linguagem ? Qual seria o procedimento ?
Abraço a todos

 

Olá @Denis Monteiro!

Da para integrar no API para impressão com QRCode em delphi sem problemas, o procedimento é feito através da integração das ROTAS da Api em seu código.

Att.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

On 16/04/2021 at 14:12, vallef said:

Estamos registrando nossa empresa e vamos usar o CRM Gluo, que é integrável via API com vários tipos de programa.

Na área de programação somos iniciantes e só mais à frente vamos ativar nossa spinoff nessa área mas desde já acompanhamos tudo sobre programação, SasS etc, pois temos planos para essa área. 
Mas, nesse caso do boleto híbrido, qual o modelo de negócio para que possamos usar esse tipo de boleto integrado ao CRM que adotamos?

Ola @vallef!

Nosa API se adapta a qualquer modelo de negocio, não teremos problemas a respeito da integração com seu CRM.

Qualquer duvida estou a disposição!

 

Att.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Compartilhar

  • Você também pode se interessar por:

    • Por kin_tuda
      Olá, nessa documentação iremos mostrar o passo a passo de como fazemos para liberar as credenciais de integração no site do BB, e como correlacionar essas credenciais na API do PIX na Tecnospeed.
      Essa documentação será separada em duas etapas, a primeira etapa é relacionada nos procedimentos relacionados no lado do Banco do Brasil, onde são descritos o passo a passo para auxiliar você a cadastrar a integração no painel do Banco do Brasil e pegar as suas credenciais de integração de produção.

      A segunda parte já entramos na parte de integração dentro da plataforma da Tecnospeed, onde iremos cadastrar os dados da integração que foram entregues pelo banco, e por final iremos entrar no fluxo de emissão do PIX, e como é feito sua conciliação.

      Porém antes de entrarmos no passo a passo, o cliente que quer começar a sua emissão usando o BB, deve ter os seguintes requisitos mínimos para conseguir fazer todos os procedimentos na API da Tecnospeed e no BB.
      Conta ativa no Banco do Brasil Um contrato ativo com a API do PIX da Tecnospeed Acesso ao portal do desenvolvedor do Banco do Brasil (https://developers.bb.com.br/home) Como todos os requisitos mínimos liberados, você já está apto a começar a sua emissão de PIX dinâmicos e estáticos pelo BB.
      Primeira etapa (Texto retirado do manual do banco BB 13-05-2021)
      1) Acesse e cadastre-se no Portal BB for Developers
      É muito simples. Na landing page do Portal BB for Developers (se preferir, acesse Aqui) acione a transação Cadastre-se e preencha os seguintes dados: CPF, nome da mãe, data de nascimento, endereço de e-mail e número de celular válidos.
      Desconsidere acentuação e caracteres especiais.
      Será remetido um código de confirmação para o número de telefone cadastrado no Banco. Informe o código recebido e cadastre uma senha conforme instruções indicadas em tela. Caso você tenha recebido um e-mail com convite do BB para primeiro ingresso no Portal BB for Developers, após o primeiro acesso, informe a chave/código indicada na mensagem.
      Leia e assine eletronicamente o Termo para Uso da Plataforma. Você aproveitará um ambiente super seguro para desenvolver a sua aplicação.

       
      2) Criando sua aplicação 
      Uma vez cadastrado no Portal BB for Developers será exigida a criação de uma aplicação. Acesse o contêiner (“+ Nova Aplicação”) e atribua as seguintes informações: nome da aplicação, descrição, URL de imagem para ícone da área de desenvolvimento (não obrigatório) e URL de call-back.
      Os campos Ícone da aplicação e URL de callback, ambos são opcionais e especialmente a URL de callback não devem ser preenchido, por que a API da Tecnospeed utiliza a autenticação via client_credentials e necessita apenas o client_id e client_secret, a URL de callback pertence a outro fluxo de autenticação que não será utilizado.
      Criada a aplicação, clique sobre o contêiner do app para acessar a área do desenvolvedor. As credenciais necessárias para realização dos testes são geradas automaticamente neste momento e poderão ser identificadas na opção Credenciais do menu lateral esquerdo. 
       
      3) Pegando suas credenciais 

      Ao acessar sua aplicação, será disponibilizado um menu lateral esquerdo, escolha a opção "Credenciais''. Após o cadastro das credenciais, apenas a opção Teste irá se encontrar selecionada em azul.
      Em ambiente de Teste, o primeiro item disponibilizado, o “developer_application_key”, deverá ser informado como parâmetro clientKey na API da Tecnospeed e logo abaixo, seguem as credenciais OAuth, que serão cadastrados no client_id e client_secret.


      4) Enviando a sua aplicação para Produção
      Para utilizar as APIs do BB para a emissão do PIX, é necessário o envio da sua aplicação para Produção para que sejam geradas chaves compatíveis com o ambiente produtivo.
      Passo 4.1
      Selecione qual aplicação você deseja enviar para produção.
      É importante lembrar que a aplicação deverá estar com status "Em desenvolvimento".  
      Passo 4.2
      No menu lateral, selecione a opção "Produção" e siga os passos:
      Informe o CNPJ da empresa responsável.
      Revise as informações da sua aplicação.
      Caso a sua aplicação tenha a API de Cobrança vinculada, a contratação poderá ser feita de 2 formas: com ou sem o contato do BB.
      A contratação é feita sem a interferência do BB, caso a empresa já possua contratado um convênio de cobrança e este esteja ativo. Caso não tenha, aguarde o Banco do Brasil entrar em contato com você para finalizar a contratação, e sua aplicação ficará com o status de "Aguardando aprovação".  Após o envio da sua aplicação para produção o status será alterado para "Aprovado".

      6) Gerando credenciais para produção
      A decisão de subir a aplicação para o ambiente de produção é responsabilidade exclusiva da empresa contratante do serviço financeiro integrado pela API, assim recomendamos que os desenvolvedores e os responsáveis administrativos certifiquem-se de que todos os cenários e adequações inerentes ao modelo de negócio ao qual a API será utilizada foram testados suficiente e satisfatoriamente. Os efeitos da integração dos sistemas por API somente ocorrerão a partir da disponibilização da aplicação em produção.
      Selecione qual aplicação você deseja enviar para produção. É importante lembrar que a aplicação deve estar com seu status “Em desenvolvimento”. Na área do desenvolvedor, acesse a transação Produção no menu lateral esquerdo, informe o CNPJ da empresa responsável, revise os dados da aplicação e comande a disponibilização.
      Neste meio tempo sua aplicação permanecerá com status Aguardando aprovação. Após envio da aplicação para produção e retirada de pendência pelos outorgados, o status será alterado para Aprovado. 
      Verifique se o item Produção ficou selecionado em azul.
       
      7) Cadastrando suas credenciais na API da Tecnospeed
      Com as credenciais geradas no painel do Banco do Brasil e com acesso às suas credenciais de produção, agora iremos cadastrar os dados na API da Tecnospeed, para assim podermos gerar os PIX usando a integração da API do PIX.
      Passo 7.1 Cadastro de uma Company (Empresa)
      O primeiro passo é o cadastro da Company (Dados da sua empresa), que será onde você vai cadastrar os dados cadastrais da empresa que é titular da conta do BB, e também é a empresa que será usada para emitir as cobranças via PIX.
       
      {     "zipcode": "87045410",     "name": "Usuario de testes",     "email": "xxxxx@gmail.com",     "cpfCnpj": "xxxxxxxxx",     "city": "Maringa",     "state": "PR" }  
      Nessa parte é muito importante cadastrar os dados iguais as que estão no registro do Banco, por que essas informações vai ser usado para registrar o PIX, e também será usado para gerar o EMV do PIX, e qualquer diferença entre os dados cadastros pode gerar rejeição ou falha de leitura do PIX em alguns bancos.
      Você consegue consultar o formato da resposta e requisição da rota de cadastro junto com os tipos de dados nesse link da documentação.
      Passo 7.2 Cadastro de uma account (Conta BB)
      Com a sua company criada, agora iremos cadastrar a conta do BB na plataforma de PIX da Tecnospeed, nessa conta iremos informar o código do banco em formato numérico, no caso do BB é o código 001, e também iremos cadastrar as credenciais geradas no painel BB, seguindo o mapeamento abaixo.
      {     "bankCode": "001",     "clientId": "client_id",     "clientSecret": "client_secret",     "clientKey": "developer_application_key" } Caso tenha alguma dúvida temos a documentação em formato OPENAPI 3 nesse link, exemplificando todos os campos da requisição junto com a resposta que deve ser esperada.
      Com esses passos feitos, você já está pronto para começar a emitir PIX dinâmicos e estáticos para o BB usando a API da Tecnospeed de PIX.
      Avisos importantes
      Para integrar com o BB no momento não é necessário um certificado digital. No momento o webservice do PIX não tem suporte para Webhook, por esse motivo a aplicação faz um pooling de 30 minutos com um intervalo de 10 segundos a cada consulta, com isso se o PIX não for pago nas primeiros 30 minutos, será necessaŕio consultar manualmente o PIX na aplicação, para que  a mesma faça uma nova consulta no webservice do BB, e faça a sincronização do status do PIX. Documentação foi criada usando trechos da documentação oficial do Banco do Brasil. Bibliografia
      Documento de primeiro passos no BB (https://apoio.developers.bb.com.br/referency/post/5f4f8129b71fb5001268c99d) Documentação OPENAPI 3 da API do PIX (https://docs.pix.tecnospeed.com.br/)
    • Por Eduardo_Montanhole
      Ola Desenvolvedor!
      Muitas empresas têm problemas com o tempo de registro de seus boletos, pois no processo tradicional de REGISTRO de títulos com as instituições bancarias existe o tempo de espera entre o envio arquivo de REMESSA que é feito pelo cedente e a espera do processamento por parte do banco para assim conseguir a recepção do arquivo de RETORNO, por esse motivo seus boletos ficam disponíveis para pagamento com o mínimo 1 dia útil, impossibilitando assim o pagamento do boleto na mesma data de sua emissão.
       
      O que é o Registro instantâneo ou registro via WEB SERVICE ?
      O termo TRÂNSMISSÃO INSTANTÂNEA refere-se ao registro online de boleto, esse processo também é conhecido como  registro via webservice bancário, nesta modalidade de envio é disparada uma requisição com os dados do título a ser registrado pelo banco e  imediatamente é devolvido a resposta via API com o aceite do título ou rejeição, caso a resposta da API bancaria seja positiva para o registro o título já estará disponível para pagamento imediatamente.
      A transmissão instantânea pode ser chamada também de registro online, registro e-commerce ou registro via webservice.
       
      Como a TECNOSPEED utiliza essa funcionalidade em sua API.
      Nossa API de emissão de boletos PlugBoleto envia uma requisição para a API do banco com os dados informados pelo cedente e em poucos segundos recebemos via webservice a devolutiva do banco com a instrução de REGISTRO ou REJEIÇÃO. Simples assim! Depois do retorno positivo do banco, o boleto já pode ser enviado para o cliente ou impresso e ele estará pronto para ser pago.
       

    • Por HUB Casa do Desenvolvedor
      Olá desenvolvedor!
      Neste post iremos te apresentar como corrigir a mensagem de erro “Payload Too Large” que pode ocorrer quando uma requisição HTTP é enviada de um cliente para um servidor.
      Mensagem de erro:
      A mensagem de erro “Payload Too Large”, que pode sofrer variações como por exemplo “Request Entity Too Large” ocorre quando a requisição enviada, geralmente uma requisição GET, extrapola o limite máximo de caracteres em sua chamada, ou seja, quando a querystring fica muito grande.
      Como corrigir:
      Para corrigir o erro acima basta diminuir o tamanho da queryString, para que a chamada da requisição HTTP fique com um tamanho menor.
      Como corrigir nas soluções Tecnospeed:
      Na API de Boletos este erro pode ocorre por exemplo, quando é utilizada a rota de consulta dos boletos (rota GET), e nela é informado um número muito grande de idIntegracao (boletos a consultar). Isso faz com que a requisição fique demasiadamente grande, e o erro ocorra devido a uma limitação do próprio Node.js, que possui um limite máximo para o tamanho das requisições.
      Para corrigir, conforme citado, basta dividir a chamada em 2 ou mais requisições separadas.
      Caso tenha qualquer dúvida sobre os pontos que explicamos ou queira conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, entre em contato conosco, será um prazer ajudar!
    • Por HUB Casa do Desenvolvedor
      Olá desenvolvedor!
      Neste post iremos disponibilizar à você algumas informações adicionais referentes a mensagem de erro: “ERRO DE CONSISTENCIA: REGISTRO DE TITULOS ECOMMERCE NAO CONTRATADO (2)”, apresentado pelo WebService do banco Bradesco (237).
      Este erro será apresentado quando a tentativa de registro via WebService possuir um certificado que não possui o serviço de cobrança contratado, ou seja, não possui liberação do banco para registrar via WebService.
      Mensagem de erro
      A mensagem de erro “ERRO DE CONSISTENCIA: REGISTRO DE TITULOS ECOMMERCE NAO CONTRATADO (2)” ocorre quando o certificado utilizado para encaminhar a requisição ao banco possui divergências no cadastro junto ao banco de dados do Bradesco, ou seja, a requisição é encaminhada ao banco, mas como o certificado não foi reconhecido e previamente homologado com o respectivo serviço (cobrança-ecommerce) junto ao banco, esta mensagem é retornada devido ao responsável pela conta não ter realizado a contratação do serviço de cobrança junto ao banco.
      Como corrigir:
      Para corrigir o erro acima basta entrar em contato com o banco, e realizar o alinhamento junto ao gerente responsável pela conta para efetuar a contratação do serviço para registro via e-commerce (registro online).
      Como corrigir nas soluções Tecnospeed:
      Em nossa plataforma, identifique a conta que foi previamente cadastrada junto ao cedente, e realize o alinhamento junto ao gerente responsável por ela, para que o procedimento de contratação do serviço de cobrança seja iniciado. Após a finalização, cadastre novamente o certificado no ambiente do cedente, verifique se a opção de “registro instantâneo” está selecionada no respectivo convênio do cedente, e dê inicio nas emissões com este novo serviço.
      Motivos para utilizar o WebService
      O recurso da transmissão instantânea (WebService) é um método de comunicação direta com as APIs dos bancos, tendo assim uma resposta instantânea sobre a situação de seu boleto, ou seja, já no momento da emissão é feita uma comunicação com os servidores bancários, e os boletos já são autorizados ou rejeitados, permitindo assim que os clientes façam o pagamento logo após a emissão dos títulos, sem precisar aguardar o dia útil padrão de processamento de remessas, pois este serviço não utiliza o arquivo de remessa para o registro do boleto.
      Caso queira conhecer como fazer a configuração no ambiente da Tecnospeed, clique aqui e conheça nossos produtos!
      Caso tenha qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, estaremos sempre à disposição, será um prazer ajudar!
    • Por HUB Casa do Desenvolvedor
      Olá desenvolvedor!
      Neste post iremos explicar como resolver uma rejeição retornada pelo WebService do Banco do Brasil, onde a mensagem “Erro na validação de texto” é apresentada.
      Este erro pode ocorrer quando a inclusão do boleto recebe o campo relacionado ao número do documento com uma barra (/) informada em seu conteúdo, abaixo veremos com mais detalhes como resolver este problema.
      Mensagem de erro:
      A mensagem de rejeição “Erro na validação de Texto” ocorre quando a requisição de inclusão do boleto enviada, via API, geralmente recebe no campo “Numero do Documento” o caractere “/”, gerando uma resposta de retorno de registro do WS do BB, com uma rejeição.
      Como corrigir:
      Para corrigir o erro acima basta reenviar o boleto que obteve esta rejeição com o “NumeroDocumento” sem a “/” inclusa.
      Como corrigir nas soluções Tecnospeed:
      Em nossa plataforma esta mensagem de erro ocorre quando o campo referente ao número do documento, chamado “TituloNumeroDocumento”, possui caracteres não aceitos (e não tratados) pelo banco, geralmente, caracteres não-numéricos e não-alfanuméricos, como por exemplo: 12345/1.
      Este erro não ocorre devido a uma validação da Tecnospeed, mas sim, devido a uma regra do próprio banco.
      Para corrigir, conforme citado, basta retirar a barra ou outro caractere especial do conteúdo deste campo.
      Se houver qualquer dúvida sobre o cenário explicado ou se quiser conhecer nossas soluções voltadas a automatização na geração de boletos, estaremos sempre à disposição, será um prazer ajudar!


Sobre o Hub

Ih... bugou! #ajudabrasil

Você como dev já passou por uma situação onde aconteceu algum bug, olhou para os lados e não tinha ninguém para te ajudar? Seus problemas acabaram! 😎 

Bem-vindo(a) ao Hub da Casa do Desenvolvedor, uma comunidade completa, onde desenvolvedores, software houses, aficionados por inovação e tecnologia podem tirar dúvidas, compartilhar novidades e conhecimento, trocar experiências e até postar uns memes que só nós da tecnologia entendemos 😅

Crie agora sua conta e vamos juntos criar uma comunidade forte! 

×
×
  • Create New...