Jump to content

Torne mais fácil e flexível a manipulação de arquivos e pastas em rede


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Muitas vezes precisamos sincronizar arquivos e pastas em rede de forma que o seu caminho no sistema não seja alterado, para isso podemos utilizar o utilitário do Windows chamado MKLINK , que está disponível a partir do Windows Vista e Server 2008, esse utilitário cria uma especie de “atalho avançado” entre arquivos e pastas.

Caso de uso:

Tenho os servidores de aplicação A,B e C, em cada um desses servidores tenho uma aplicação rodando que busca a logomarca localmente no diretório “C:\aplicacao\logomarcas”, toda a vez que um servidor recebe ou atualiza uma logo é necessário replicar essa ação manualmente nos outros servidores. Para resolvermos esse problema, podemos utilizar o MKLINK, compartilhando na rede a pasta “C:\aplicacao\logomarcas” do servidor A e criar um “atalho avançado” no servidor B e C, assim a aplicação continuará buscando localmente pela pasta “C:\aplicacao\logomarcas” mas todos os arquivos estarão sincronizados entre os servidores.

Como Utilizar?

1 - Compartilhe na rede a pasta que deseja sincronizar(esse processo pode ser diferente de acordo com sua versão do windows).

66f9ba0eb75ba4023ebec9556839189e18e21313_2_690x374.png

 

2 - Execute o Prompt de comando como administrador.

7b64cebcdeb8c06bf821c5c5724b923516b3abdd_2_690x336.png

 
3 - Digite “MKLINK diretório_local diretório_compartilhado”, se o processo for concluído com sucesso a mensagem “Link simbólico criado para diretório_local <<==>> diretório_compartilhado”.
b948b9ece95fd28ceb4f37d5f37a540836e85542.png
Pronto, agora seu sistema pode continuar buscando um caminho local, porém será uma pasta compartilhada.
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...