Jump to content

Top 5: livros essenciais de programação


Karina Harumi

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Ler livros é um dos melhores jeitos para aprender ou melhorar uma habilidade. Isso vale tanto para um empresário, contador, professor ou investidor, quanto para um desenvolvedor.

Aqui vamos deixar uma lista com os 5 livros de programação recomendados para qualquer um que seja novo na programação ou que deseja se tornar um programador melhor. Estes livros são criticamente aclamados e podem ser lidos independente da linguagem que você programa.

1. O programador pragmático: de aprendiz a mestre - Andrew Hunt e David Thomas

995566_o-programador-pragmatico_l10_637468369780577582.jpg.9ce6bbe5e8a146a89960a28ccb65148b.jpg

 

Este é um livro que oferece conselhos práticos para a programação e os quais você pode usar em qualquer projeto em desenvolvimento. Essencialmente, é uma série de artigos que contém as melhores práticas e as principais armadilhas do desenvolvimento de software. Se você é novo na programação, esse livro vai te ajudar a ter certeza de que você está no caminho certo em seu projeto. Se é um programador experiente, ele vai reforçar algumas crenças que você construiu durante estes anos codando.

Sugerido por: @vinicius rufine

 

2. Código limpo - Robert Martin

71dH97FwGbL.thumb.jpg.a05aa4767ac16d780dec6694b4218534.jpg

O livro é dividido em três partes e foca nas práticas para escrever códigos limpos, dando casos de estudo complexos, e conclui com uma lista prática a seguir se você quer escrever códigos limpos. Por exemplo, ele fala sobre a importância de nomear as coisas apropriadamente, e estruturar o seu código para refletir o que ele realmente faz.

Sugerido por: @fabiano.passianoto e @vinicius rufine

 

3. Test Driven Development - Kent Beck

495016891_41fhcrnUm7L._SX348_BO1204203200_.jpg.6e41f35883a0bddbc63533c2d6e22a24.jpg

Código limpo que funciona - agora. Essa é a contradição que está por trás de muitas dores na programação. O livro responde à essa contradição com um paradoxo: teste o programa antes de escrevê-lo.

Aqui, os leitores entenderão como resolver tarefas complicadas, a escrever testes automatizados antes de codar, usar padrões para decidir que testes escrever, enfim! É um livro que com certeza irá inspirá-lo a abraçar técnicas que às vezes são subestimadas.

Sugerido por: @vinicius rufine

 

4. Refactoring - Martin Fowler, Kent Beck e John Brant

51ttgxwzArL._SX260_.jpg.6f4bfaae308dc96705f473ce122cffbc.jpg

A refatoração se trata de melhorar a projeção de um código já existente. É o processo de mudar o sistema de um software de um jeito que não altere os comportamentos exteriores do código, mas que melhore sua estrutura interna. Esse livro oferece uma discussão dos princípios da refatoração e traz cases reais com instruções passo a passo para que você consiga fazê-la.

Sugerido por: @David_Rigamonte

 

5. Use a cabeça! Padrões de projeto - Eric e Elizabeth Freeman

91nsBQAuCML.thumb.jpg.3375605764828820d99aa2d82b94199d.jpg

Os padrões de projetos permitem que sejam aproveitadas as melhores práticas e experiência de outros que já se depararam com os problemas de desenvolvimento de software que você está enfrentando. Assim, você consegue economizar tempo e esforço! Neste livro, você vai aprender:

  • Quais são os padrões que realmente importam
  • Quando e por que devem ser usados
  • Como aplicá-los em seus projetos
  • Quando não usá-los (e evitar a febre dos padrões)
  • Quais são os princípios de design da programação orientada a objetos em que os padrões se baseiam

Sugerido por: @Rodrigo_Ramalho

Estes são alguns dos livros indicados pelos nossos desenvolvedores.
E aí, que tal continuarmos essa corrente de conhecimento? Se você tem mais indicações, aproveita e já comenta aqui embaixo!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

O Programador Apaixonado: Construindo uma carreira notável em  desenvolvimento de software eBook: Fowler, Chad: Amazon.com.br: Loja Kindle

Para ter sucesso no mercado de TI atual, é preciso ver sua carreira como se fosse um negócio. Nesse livro você vai aprender a empreender com a sua carreira e levá-la para o caminho que você escolheu. O do sucesso. Chad Fowler, famoso desenvolvedor de software e autor de diversos livros, ensina a construir sua carreira na área de desenvolvimento, passo a passo, seguindo o mesmo caminho de que se você estivesse criando e vendendo um produto. Afinal de contas, suas habilidades são um produto.

  • Amei 4
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 3 weeks later...

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...