Jump to content

Ramo de certificação digital na pandemia, um dos setores que alavancaram com a diminuição dos processos presenciais


Postagens Recomendadas

Muitos setores de todo o mundo, foram afetados durante a pandemia.

Já no ramo de CERTIFICAÇÃO DIGITAL, o cenário é totalmente diferente. Como muitos processos podem ser realizados com ele e a distância, muitos que não sabiam de sua utilidade ou que não utilizavam por costume, aderiram a esta ferramenta.

Com isto mesmo em um período turbulento na economia, este setor segue batendo recorde.

"Desde junho do ano passado, a emissão de Certificados Digitais vem batendo recordes mensais consecutivos. Neste último mês de abril foram cerca de 107 mil certificados digitais ICP-Brasil a mais, comparado ao mesmo período de 2020, representando um crescimento de 27,3%.

Neste ano já se contabiliza a emissão de 2.361.804 certificados digitais no padrão ICP-Brasil até o final do mês de abril, crescimento de 38,97% de emissões em relação ao ano anterior.

Para o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, "o mercado da ICP-Brasil está participando ativamente na missão de massificar e popularizar do uso do Certificado Digital e está aproveitando as oportunidades que o contexto atual trouxe, inclusive com a nova modalidade de emissão primária por videoconferência. Mas ainda falta à indústria uma visão atualizada e moderna do modelo de negócio, migrando do 'produto Certificado Digital' para o 'serviço Certificação Digital'; Há muito espaço a ser explorado para beneficiar o cidadão e mostrar a utilidade da Certificação Digital."
Fonte: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/noticias/indice-de-noticias/icp-brasil-bate-recorde-de-emissoes-em-abril

Confira os números de emissões e da estrutura da ICP-Brasil em: https://numeros.iti.gov.br/

Hoje são mais de 10 milhões de certificados ativos no país e a tendência é que este número, não pare de crescer.

Imagine que o cenário do Home Office, que já é uma realidade, cresça cada dia mais. Qual seria a opção mais segura, para assinar documentos, sem a necessidade de imprimir, assinar, autenticar e enviar de volta para a empresa por exemplo? O Certificado Digital. 

Além da questão ambiental, sem a impressão do papel, economizamos tempo e dinheiro, seja no pagamento de impressão e autenticação ou no deslocamento até cartórios, por exemplo.

A TECNOSPEED, já utiliza o certificado digital para seus colaboradores e hoje conseguimos assinar vários documentos com ele, de forma rápida e sem transtornos para o colaborador e com segurança para a empresa.

Acreditamos que cada vez mais, teremos empresas aderindo a esta modalidade, pois mesmo com a volta do trabalho presencial, este processo é muito mais ágil com o certificado.

Desta forma devemos ter,  além dos processos que são realizados por empresas, um grande aumento de utilização por Pessoas Físicas, facilitando e agilizando tanto o colaborador, como o empregador.


A assinatura com certificado digital, garante a autenticidade de que o proprietário dele assinou, pois no processo de emissão o detentor do certificado, cria uma senha onde somente ele pode instalar e utilizar.

Hoje este mercado movimenta não só valores, mas também, a proximidade com empresa e tomadores de decisões.

E você, já conhecia os detalhes deste ramo?

Deixe suas dúvidas e sugestões.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
×
×
  • Create New...