Jump to content

Analisando um arquivo de retorno


Leonardo

Postagens Recomendadas

Olá desenvolvedor!
Neste post estrei comentando sobre os arquivos de retornos disponibilizados pelo banco após o processamento do seu boleto.

Um retorno basicamente se refere a todos os dados que o banco processou internamente, retornando assim as informações para o boleto, como por exemplo: 
- Se o seu boleto foi registrado com sucesso;
- Se o boleto foi processado pelo banco, porém rejeitado por alguma inconsistência;
- Os dados de liquidação do boleto, caso tenha sido pago;

Entendendo o que é este arquivo

Para podemos seguir para a análise do mesmo é necessário entender a estrutura do arquivo de retorno, que é dividido em linhas e posições pré-definidas.


O primeiro passo é identificar qual o banco e CNAB que está sendo utilizado. Isto é facilmente identificado olhando os 3 primeiros dígitos do arquivo, e a quantidade de caracteres em cada uma das linhas.


Usaremos como base um arquivo da Caixa, CNAB 240.
Pesquisaremos no site do banco pela documentação da remessa, e ao localizarmos, procuraremos no manual as informações das tabelas de "Retorno", conforme imagem abaixo:
image.png


Agora, com o manual em mãos, basta localizar nele a informação que desejamos, e junto ao arquivo buscar as informações.


No layout da Caixa CNAB 240, podemos ver que as informações do retorno encontram-se no "Segmento T" e "Segmento U" do arquivo de retorno. Agora, iremos até as tabelas com as descrições de cada campo para localizar as informações que desejamos.


Como exemplo, vamos supor que desejamos saber qual o valor pago por um determinado boleto. Portanto, de acordo com a documentação, procuraremos o campo "Valor Pago pelo Pagador", que se encontra nas posições 78 a 92 do segmento U.

image.png


Faremos isso para cada campo que você deseja fazer a leitura. Ou seja, identificamos no manual a posição em que se encontra a informação, e na sequência, fazemos a leitura da mesma no arquivo de retorno.


É importante lembrar que apesar deste layout variar bastante entre cada banco e entre cada CNAB, a lógica por trás é sempre a mesma: precisamos localizar no manual as informações que queremos, e na sequencia, fazemos a leitura no arquivo disponibilizado pelo banco.


Como posso facilitar esta verificação? 
Nossa aplicação de emissão de boletos possui toda a leitura do retorno para diferente bancos homologados, sendo necessário apenas a inclusão deste arquivo em nossa aplicação. 


Com isso será feito uma leitura de todos os campos necessários para que você apenas consulte o seu boleto emitido, para ter acesso aos movimentos e ocorrências do boleto.


Caso tenha alguma dúvida, estamos a disposição.

image.png

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...